MST lança documentário em defesa da soberania alimentar

De acordo com o MST, o Brasil é o país mais consome agrotóxicos no mundo. Mas há alternativas viáveis de produção de alimentos saudáveis que respeitam a natureza, os trabalhadores rurais e os consumidores.

É essa mensagem que o novo documentário do diretor Silvio Tendler, O Veneno está na Mesa 2, quer mostrar. O filme será lançado na próxima quarta-feira (16), às 20h, no Teatro Casa Grande, no Rio de Janeiro. A entrada é gratuita.

Segundo Valéria Carvalho, pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fiocruz, O Veneno está na mesa 2 dá continuidade às reflexões proporcionadas pelo primeiro documentário, com o mesmo nome, e avança na desconstrução do mito, pautado pelos interesses do agronegócio, de que a utilização de venenos é a única via para garantir a alimentação na mesa da população.

O primeiro filme seguiu um caminho alternativo de exibição através da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida e foi visto por mais de um milhão de pessoas. “O povo brasileiro não pode mais engolir essa história de que o agronegócio é a modernidade no campo. Ele gera câncer, trabalho escravo, e manda todo seu lucro para o exterior”, disse o diretor, Sivlio Tendler.

"Estamos no momento de descomemoração dos 50 anos do golpe, mas também de projeção dos próximos 50, 100 anos. O que nos interessa é discutir o passado para não repeti-lo. A gente fala do passado, mas está ancorado no futuro. Vamos poder colaborar com este debate e estou muito feliz por isso", finalizou Tendler.

Após a exibição, haverá um debate com Sílvio Tendler, João Pedro Stedile, da coordenação nacional do MST e Luiz Cláudio Meirelles, pesquisador da Fiocruz e ex-gerente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Assista o primeiro filme, O Veneno está na mesa:

Da redação do Vermelho, com informações do MST