Ato em SP reitera apoio brasileiro ao governo de Maduro

No último domingo (13), ocorreu na Avenida Paulista um ato em solidariedade à Revolução Bolivariana da Venezuela, contra as tentativas de golpe promovidas pela extrema-direita, financiada pelo imperialismo.

Por Thomas de Toledo*, especial para o Portal Vermelho

Ato em SP reitera apoio brasileiro ao governo de Maduro - Thomas de Toledo

O ato teve início por volta do meio-dia no Masp e em seguida saiu em passeata até a estátua de Francisco de Miranda, percursor da Independência da Venezuela e um dos grandes inspiradores de Simon Bolívar.

Na passeata, foram puxadas palavras de ordem em apoio ao processo revolucionário no país vizinho, bem como de saudação aos líderes Hugo Chávez e Nicolás Maduro.

Ao chegar à frente da estátua, foi feita uma apresentação do Grupo de Danças Aquarela Paraguaia, que bailou músicas tradicionais do país, que há pouco tempo foi vítima de um golpe. Em seguida, as organizações presentes fizeram uso da palavra e logo houve uma apresentação musical do Canto Libre, que toca músicas tradicionais e revolucionárias latino-americanas.

Houve ainda uma breve apresentação do Teatro Heleni Guaíba, de uma peça de Augusto Boal sobre Simon Bolívar. Depois foi lido o manifesto de apoio à Revolução Bolivariana e tocado o hino venezuelano sob a voz de Hugo Chávez.

Ao longo do ato, cerca de 150 pessoas estiveram presentes. Diversas organizações dos movimentos sociais e partidos de esquerda participaram. A atividade foi inicialmente proposta pelo Cebrapaz e construída em conjunto com outras organizações.

*Thomas de Toledo é historiador pela USP, mestre em Desenvolvimento Econômico pela Unicamp, professor de Relações Internacionais da UNIP e secretário-geral do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz).