Fundação ministra curso sobre a arte de construir cidades em MG

Estão abertas as inscrições para o curso "A maravilhosa fábrica de virtudes – a arte de construir cidades e edifícios no século 18 em Minas Gerais", ministrado pelo professor Dr. Rodrigo Bastos. As aulas serão de 19 a 21 de maio, das 18 às 21 horas, no auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB)

A maravilhosa fábrica de virtudes – a arte de construir cidades e edifícios no século XVIII – MG

O curso propõe discutir a história da arquitetura e das povoações coloniais em Minas Gerais à luz dos conceitos contemporâneos aos seus processos de formação. São conceitos como o decoro, a conveniência, a decência, a formosura, o asseio, a perfeição, a agudeza, o engenho, a maravilha etc. esquecidos, obliterados ou transformados em seus sentidos nos últimos 200 anos. Em três encontros, serão apresentados documentos primários inéditos e a análise de obras e tratados artísticos que foram imprescindíveis ao desenvolvimento das pesquisas.

Sobre o professor

Arquiteto urbanista, engenheiro civil, mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG e doutor em Arquitetura e Urbanismo pela USP, com doutorado sanduiche no Departamento de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa. Foi professor da Escola de Arquitetura da UFMG; e a partir de agosto de 2011, é professor adjunto do Departamento de Arquitetura da UFSC.

Em 2007, recebeu o prêmio pelo melhor ensaio crítico de Arquitetura e Urbanismo, 8º Prêmio Jovens Arquitetos, com o texto Regularidade e Ordem das Povoações Mineiras no século 18. Em 2010, o Prêmio Marta Rossetti Batista, de História da Arte e da Arquitetura, pela tese "A maravilhosa fábrica de virtudes: o decoro na arquitetura religiosa de Vila Rica, Minas Gerais (1711-1822)."

As inscrições são gratuitas mediante envio de ficha de inscrição para [email protected]

Fonte: Ascom / MinC