SP: aplicativo que avalia a cidade já possui 10 mil usuários

aplicativo MyFunCity, que permite aos cidadãos avaliarem 12 áreas do cotidiano das cidades, deve chegar aos 10 mil novos downloads em uma semana, após o lançamento da parceria do serviço com a Câmara Municipal de São Paulo e o provedor de conteúdo UOL, no último dia 2. Disponível para smartphones (Android e iOS), tablets e computadores, a ideia é que a população utilize o serviço para reivindicar melhorias no seu bairro e que o poder público tenha acesso direto às demandas e problemas da cidade.

Aplicativo - RBA

Para o diretor e fundador do MyFunCity, Mauro Motoryn, o resultado inicial é surpreendente. “Sem qualquer campanha de divulgação, essa quantidade de pessoas já está utilizando o aplicativo. Produtos voltados à cidadania geralmente têm resultados muito menores do que esse”, avaliou. O serviço foi apresentado à população durante audiência pública sobre o Plano Diretor da capital paulista, realizada no último final de semana, no Anhembi, zona norte da cidade.

O aplicativo está disponível na página do MyFunCity, com login pelo Facebook, ou pode ser baixado diretamente no celular, por meio do iTunes ou Google Play. As áreas que podem ser avaliadas são: segurança, transporte público, vias públicas, vida pessoal, custo de vida, barulho, limpeza, saúde, lazer, educação e os trabalhos do prefeito e da Câmara Municipal.

Ao acessar o serviço, o usuário deve indicar o endereço em que está e poderá escolher a área que quer avaliar, utilizando cinco níveis de satisfação, caracterizados por emoticons. Também pode deixar comentários para descrever os problemas ou reivindicações que quer fazer.

O seu nível de satisfação é indicado após responder aos itens. O usuário também recebe a média geral de outras pessoas que tenham realizado avaliações em uma área de até um quilômetro do endereço fornecido.

A RBA utilizou dez endereços como parâmetro, dois para cada região da cidade, mais o centro, para ter ideia de como os paulistanos estão se sentindo. A média de satisfação dos paulistanos tem ficado por volta de 26%.

Segundo Motoryn, a proposta será levada a mais cidades e o objetivo é ampliar a participação da população na gestão pública. “Queremos incentivar a inter-relação do cidadão com a sua cidade, de forma que ele possa avaliar, dar notas e propor soluções em tempo real e on line”, afirmou.

O sistema não está restrito a São Paulo. Embora não haja parcerias estabelecidas com outros municípios até o momento, pessoas residentes em qualquer lugar do país podem obter o aplicativo e realizar avaliações do local onde mora ou frequenta.

Em fevereiro do ano passado, o MyFunCity foi premiado pela Organização das Nações Unidas como a Melhor Plataforma de Cidadania. O desenvolvedor do MyFunCity também é o idealizador do Movimento Mais Feliz, que propõe que a felicidade da população deve ser garantida constitucionalmente e servir de parâmetro para o desenvolvimento do país.

Fonte: Rede Brasil Atual