Ministro lança crônicas de Nelson Rodrigues sobre futebol 

Nesta quinta-feira (3), o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, lançou em Maceió o livro “Somos o Brasil”, coletânea de crônicas sobre futebol do escritor e dramaturgo Nelson Rodrigues (1912-1980). O livro, em formato bilíngue (português e inglês), é ilustrado com fotografias históricas. 

Ministro lança crônicas de Nelson Rodrigues sobre futebol

O lançamento foi feito em uma entrevista do ministro na tradicional Conversa de Botequim, do jornalista Plínio Lins, no restaurante Anamá, na orla da Ponta Verde, a partir das 20 horas. Ao fim da entrevista, o livro foi distribuído e o ministro Aldo Rebelo autografou os exemplares.

O lançamento do livro tem o apoio do Comitê Gestor do Projeto Alagoas Centro de Treinamento de Seleções da Copa do Mundo 2014 (Comcopa Alagoas).

Patrocinados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), dois livros com crônicas de Nelson Rodrigues foram lançados pelo governo federal no final do ano passado.

Um deles, "A Pátria de Chuteiras", reúne 40 crônicas de Nelson selecionadas pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e é voltado, conforme o prefácio assinado pelo político do PCdoB, aos que "não acreditam no Brasil".

No texto, após mencionar os que achavam o dramaturgo "tarado" e os "que se melindravam com as diatribes ideológicas", Rebelo chega a "um terceiro grupo que o fantasma de Nelson Rodrigues continua a assombrar: os do que não acreditam no Brasil. A estes é endereçada esta seleção de crônicas". Em entrevista à Folha de São Paulo, o ministro disse que Nelson Rodruigues não era ufanista, que ele falava dos problemas do Brasil, mas com otimismo.

"A Pátria de Chuteiras" teve tiragem de 50 mil exemplares, distribuídos a escolas e bibliotecas públicas do País.

O segundo livro é "Somos o Brasil", edição bilíngue em capa dura, com trechos de crônicas de Nelson intercalados à história da industrialização do País e tiragem de 5.000 exemplares, distribuídos a parceiros do governo na Copa.

Ao discorrer com estilo literário raro sobre o drama humano peculiar ao futebol, Nelson Rodrigues (1912-1980) criou, com suas crônicas, o melhor deste gênero no País.

Da Redação em Brasília
Com informações do Ministério do Esporte