Parlamentares do PCdoB lutam para ampliar ensino superior no RS 

Os deputados federais Assis Melo e Manuela D´Ávila, ambos do PCdoB do Rio Grande do Sul, acompanharam, na tarde desta quarta-feira (2), a reunião com o ministro da Educação, Henrique Paim, para discutir a expansão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para Serra Gaúcha. A audiência proposta pela Comissão Pró Universidade Pública Federal em Caxias do Sul contou com a participação do presidente da comissão, vereador Rafael Bueno (PCdoB). 

Parlamentares do PCdoB lutam para ampliar ensino superior no RS

Os parlamentares destacaram a necessidade de formação de engenheiros, tendo em vista o perfil industrial e metalmecânico da região. “A Serra deve se consolidar como um polo industrial e necessitará de gente com qualidade técnica para atuar no mercado”, afirmou Manuela D´Ávila.

Embora a necessidade de implantação de um campus da universidade na região seja antiga, a assinatura do convênio entre a UFRGS e Associação de Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) só aconteceu em 2011. Desde então, os deputados batalham para consolidação do projeto de expansão.

O Ministro da Educação informou que quando assumiu a pasta firmou o compromisso de cumprir todas as demandas das extensões das universidades federais, propostas nos governos de Lula e Dilma. Ele também garantiu que o protocolo de intenções, assinado pela UFRGS, em 2011, será contemplado, autorizando o campus na Serra Gaúcha.

O MEC aguarda agora o Projeto Pedagógico, para que possa apresentar uma proposta de investimento para a construção dos prédios e contratação de professores e funcionários.

Segundo o vereador Rafael Bueno, agora a Comissão Pró Universidade Pública Federal, buscará uma reunião com a reitoria da UFRGS e agendará uma visita ao campus do litoral, construído em Tramandaí.

O vereador e o prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves, apresentaram a proposta de uma área para a construção do Campus, com 29,5 hectares, na localidade de São José da Linha Palmeira. Durante a apresentação da área, ambos reforçaram a necessidade da construção de um centro tecnológico, metalmecânico e agrícola no local. Lembraram também das futuras instalações do trem regional, que compreendem essa região, além do acesso fácil por outros meios, como ônibus e carro.

A audiência com o Ministro da Educação, contou ainda com a participação do coordenador da bancada gaúcha na Câmara dos Deputados ,Alceu Moreira(PMDB), o ex-ministro Pepe Vargas(PT-RS), o prefeito da cidade de Farroupilha, Claiton Gonçalves(PDT) e da coordenadora de Extensão do Ministério da Educação (MEC), Adriana Riggon.

Da Redação em Brasília
Com informações da Comissão Pró Universidade Pública Federal