Racismo: Espanhóis atiram bananas para Neymar e Daniel Alves

Imprensa internacional noticia que Neymar e Daniel Alves foram vítimas de racismo na Espanha. Além de imitar som de macaco, torcedores do Espanyol jogaram uma casca de banana no gramado.

Neymar foi vítima de racismo em jogo na Espanha

Torcedores do clube de futebol de Barcelona, o Espanyol, imitaram sons de macacos para provocar os brasileiros Neymar e Daniel Alves na partida contra o Barcelona, no último sábado, no Estádio Cornellà-El Prat.

O racismo da torcida da casa também envolveu uma banana que foi atirada no gramado. Os principais jornais espanhóis não noticiaram os atos racistas. A informação com a foto da banana no gramado foi divulgada no site Sphera Sports Channel. O Barcelona venceu o jogo por 1 a 0.

O futebol espanhol tem um vasto histórico recente de atitudes racistas contra jogadores. O lateral direito Daniel Alves já sofreu com gritos preconceituosos em outros momentos, o que chamou de “guerra perdida”. Já o zagueiro Paulão, do Betis, ouviu sons de macacos de sua própria torcida e foi aos vestiários chorando.

Racismo no Brasil

Recentemente, o futebol brasileiro teve três casos de racismo. No Peru, os torcedores do Real Garcilaso também imitaram som de macaco nas arquibancadas. A vítima na ocasião foi o volante Tinga, do Cruzeiro. Já no Rio Grande so Sul, o árbitro Márcio Chagas teve seu carro riscado na saída do Estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.

Torcedores do Esportivo também colocaram bananas no teto e no cano de escapamento do automóvel de Chagas. Arouca, do Santos, também sofreu com o preconceito ao ser xingado por torcedores do Mogi Mirim após um jogo do Paulistão.

Fonte: Pragmatismo Político