Daniel Almeida quer evitar o fim do programa Luz para Todos

Um dos programas sociais mais importantes do governo Lula está com os dias contados. O tema preocupa o deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), que propôs nesta terça-feira (25), através de requerimento enviado ao presidente da Comissão do Trabalho da Câmara, a realização de uma audiência pública para discutir o fim do Programa Luz para Todos.

Daniel Almeida quer evitar o fim do programa “Luz para Todos”

A ideia do deputado é convidar para o debate o ministro de Minas e Energia, o presidente da Associação Brasileira de Distribuição de Energia (Abrade), representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica, o coordenador do Nordeste do Programa/CHESF, além de representantes das comunidades rurais que aguardam a execução dos projetos.

“O que se tem verificado é o completo esvaziamento dos investimentos na execução do Luz para Todos, sobretudo nos estados do Nordeste, resultando em enormes prejuízos para a população”, afirma o deputado.

Segundo o parlamentar, na Bahia há rumores de que cerca de quatro mil trabalhadores serão demitidos nas empresas executoras do programa, o que, segundo ele, é bastante preocupante.

O Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica, conhecido popularmente como Luz para Todos, foi lançado em 2004, pelo então presidente Lula. Com 10 anos de funcionamento, o programa já beneficiou algo em torno de 15 milhões de pessoas, sendo famílias com renda inferior a três salários mínimos.

O programa foi concebido para durar até 2009, e foi prorrogado até 2014 a partir do resultado do Censo de 2010, quando foi identificado que cerca de 800 mil famílias, residentes principalmente nas regiões Norte e Nordeste e nas áreas de extrema pobreza, ainda continuavam sem luz.

A audiência ainda não tem data para acontecer. O requerimento será votado pela Comissão e em seguida os deputados marcarão a data. A expectativa do deputado Daniel é que ela seja realizada nos próximos meses.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Daniel Almeida