Dossiê expõe 50 anos do golpe de 1964

Um dossiê publicado no site Marxismo 21 traz uma série de artigos, livros, teses, vídeos, filmes, debates em blogs e dissertações acadêmicas sobre os 50 anos do golpe de 1964. O material foi compilado pelo historiador Demian Bezerra de Melo, doutor pela Universidade Federal Fluminense.

Abaixo a ditadura - Reprodução

De acordo com o doutor, o material busca dar oportunidade aos interessados no assunto de fazer uma reflexão crítica profunda sobre os 50 anos do golpe que levaram o país a uma ditadura militar de 21 anos. “Evento chave na história do Brasil recente, o golpe de 1964 foi um marco não só para o início de uma ditadura que durou mais de duas décadas. Foi também a condensação de uma relação de forças que produziu estruturas ainda presentes na sociedade brasileira em 2014”, afirma.

Bezerra culpa a ditadura militar pelo “aprofundamento de certo padrão de acumulação capitalista”. Ele denuncia que verdadeiros impérios econômicos foram criados durante as duas décadas de regime ditatorial sobre base de uma brutal exploração dos povo trabalhador.

De acordo com o historiador, as pesquisas destacadas no dossiê abordam o tema de diversos ângulos: militares, empresários, trabalhadores, ingerência estadunidense, Doutrina de Segurança Nacional, participação da ditadura brasileira em outras ditadura do Cone sul, luta armada e resistência, produção artística, censura, tortura, entre outros. Há também uma seleção de obras clássicas e documentos emblemáticos da história de parte das organizações marxistas que atuaram naquele contexto.

“O questionamento de visões estabelecidas é uma operação imanente ao estudo sobre o passado, pois à medida que o próprio processo histórico se desenvolve, homens e mulheres levantam novas questões e problemáticas, e não poderia ser diferente no caso da historiografia meio século depois do golpe de 1964”, afirma o historiador.

Para conferir o dossiê completo acesso o site oficial Marxismo 21.  

Por Mariana Serafini, do Portal Vermelho