RJ: Ato devolve mandatos de deputados comunistas cassados em 1948

O presidente Estadual do PCdoB-RJ, João Batista Lemos convida amigos e militantes para o ato de devolução simbólica dos mandatos dos deputados comunistas cassados em 1948. O evento, de iniciativa da deputada estadual enfermeira Rejane e da deputada federal, Jandira Feghali, ocorrerá na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, na próxima segunda-feira (24), às 9 horas. Segue abaixo convocação:

João Batista Lemos
Presidente Estadual do PCdoB-RJ

Vivemos, nos últimos 13 anos, o período com maior liberdade democrática de nossa história. Isso não quer dizer, obviamente, que este seja um período isento de graves contradições sociais e políticas. Sabemos que em boa medida estas contradições são imanentes ao sistema capitalista, que buscamos superar com a incessante luta pela elevação da consciência e da mobilização política do povo, através do aprofundamento da democracia e da ampliação radical dos espaços de intervenção popular.

No entanto, mais uma vez setores reacionários surgem com propostas golpistas, anticomunistas e proto-facistas. Apesar de minoritários, estes grupos são incentivados pelo discurso ultraconservador da mídia hegemônica, que influencia parcelas significativas das camadas médias.

Por tudo isso, reveste-se de grande importância atos como o do próximo dia 24 de março, quando completa-se simbolicamente a devolução dos mandatos dos 15 parlamentares do Partido Comunista do Brasil, cassados pela reação em 1948.

O ato simbólico de devolução dos mandatos já ocorreu em Brasília e completa-se no Rio, pois o atual plenário da ALERJ era onde então funcionava o Congresso Nacional e foi o palco da insidiosa cassação, hoje anulada por atos do Senado e da Câmara.

Estarão presentes os familiares dos parlamentares cassados; o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Henrique Eduardo Alves; o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo; o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE); entre outras autoridades. A iniciativa do ato partiu das Deputadas comunistas Enfermeira Rejane (dep. Estadual) e Jandira Feghali (dep. Federal).

No marco pela comemoração dos 92 anos de fundação do Partido (25/03/1922) convido você a comparecer, fortalecendo com sua presença esta celebração democrática.

Os parlamentares comunistas eleitos em 1946 servem de inspiração para todos os que, em nossa pátria, seguem na luta pela democracia e pelo socialismo.

João Batista Lemos
Presidente Estadual do PCdoB-RJ

Serviço:

Ato de devolução simbólica dos mandatos comunistas
Início: 9h
Local: Alerj – Plenário Barbosa Lima Sobrinho
Endereço: Av. Pres. Antônio Carlos – RJ