Em homenagem ao PCdoB, presidente recebe título de Cidadão de BH 

Em comemoração ao aniversário do PCdoB, que no próximo dia 25 de março celebra 92 anos, a Câmara Municipal de Belo Horizonte (MG) fará homenagem ao dirigente máximo do Partido, presidente nacional Renato Rabelo, com a entrega do título de Cidadania Honorária de Belo Horizonte. 

Em homenagem ao PCdoB, presidente recebe título de Cidadão de BH

O ato, que acontecerá nesta segunda-feira (17), às 19 horas, é uma iniciativa do vereador Gilson Reis (PCdoB). Em sua justificativa, Reis lembra a trajetória política do líder comunista, que lutou contra a ditadura militar e, após anos no exílio, participou da reconstrução do PCdoB, que preside desde 2001.

José Renato Rabelo nasceu em 1942 em Ubaíra, interior da Bahia. Começou militância no movimento estudantil na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), fazendo parte da Juventude Universitária Católica (JUC), e depois da Ação Popular (AP).

Foi eleito presidente da UEB (União dos Estudantes da Bahia) em 1965. Viveu um período de semiclandestinidade, com o endurecimento do Governo Militar na Bahia, e foi para São Paulo onde mais tarde foi eleito vice-presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes).

Em 1976, passou a viver exilado na Europa, retornando somente em 1979. Participou da preparação do 6º Congresso do PCdoB, um congresso semiclandestino, pois o partido só conquista a legalidade em 1985. Em 2001 foi eleito presidente nacional do PCdoB, sendo reeleito em 2005 e 2009.

Da Redação em Brasília