Mônica Santos é destaque na 1ª Copa Brasil em Cadeira de Rodas

Começou nesta sexta-feira (14), em Belo Horizonte, a 1ª Copa Brasil de Esgrima em Cadeira de Rodas. O torneio abre a temporada nacional da modalidade e conta pontuação para o ranking nacional, que serve de base para a formação da seleção nacional. O destaque no primeiro dia de competição foi a gaúcha Mônica Santos, beneficiada pelo programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte. 

No poule (primeira fase) da espada, Mônica foi a melhor esgrimista entre as sete que disputam nessa arma. Cinco estados – São Paulo, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Minas Gerais – estão na Copa Brasil representados por 35 atletas. As disputas vão até o domingo (16), no salão Centenário 3 do Ouro Minas Palace Hotel, na capital mineira.

Nesta primeira fase, todos os atletas se enfrentam para formar a classificação para as eliminatórias. Com seis vitórias em seis disputas, Mônica chega ao mata-mata na liderança da espada e como uma das favoritas a alcançar o pódio. No entanto, a esgrimista vê os resultados da manhã com cautela. “Todas nós nos respeitamos muito e não acho que terei facilidade. As meninas são muito boas e na fase eliminatória podem crescer. Claro que vou manter meu jogo, que está dando certo, mas não posso me apoiar nos resultados do poule”, diz.

Os resultados de Mônica na espada têm uma explicação, segundo a atleta. Apesar de ser líder nacional no florete, ela tem treinado mais na espada para competições internacionais. “Fora do Brasil eu tenho mais chance na espada. Adoro o florete, mas tenho olhado mais o lado profissional para ter mais chances de uma medalha internacional. Então, tenho treinado espada também para aumentar a possibilidade de uma conquista fora do Brasil”, explica.

Natural de Porto Alegre, Mônica Santos ficou paraplégica aos 18 anos devido a um angioma medular. A doença se manifestou durante a gestação da filha Paola, hoje com 11 anos. Após o parto, a gaúcha perdeu o movimento das pernas. Há três anos pratica a esgrima, e nos últimos dois anos foi convocada para a seleção permanente da modalidade.

Além das finais na espada feminina, nesta sexta (14), haverá as disputas por medalhas, na espada masculina categoria B; e no florete masculino nas categorias A e C. No sábado as disputas são na espada masculina categorias A e C, florete masculino categoria B e florete feminino. No domingo, a competição é por equipes.

Na esgrima em cadeira de rodas, os atletas com mais mobilidade no tronco são da categoria A. Na B, os esgrimistas têm uma lesão na coluna, o que dá menos movimento ao tronco. Na categoria C, que não está nos Jogos Paraolímpicos, os atletas são os mais debilitados, com pouco movimento nos membros superiores.

Serviço

I Copa Brasil de Esgrima em Cadeira de Rodas
Data: 14 a 16 de março.
Horário: sempre a partir das 8h30.
Local: Ouro Minas Palace Hotel – Av. Cristiano Machado, 4001, Belo Horizonte, MG.

Fonte: Ministério do Esporte