Perpétua Almeida defende fortalecimento da indústria de defesa 

Na Comissão Geral para debater o fortalecimento das Forças Armadas, realizado nesta terça-feira (11) na Câmara, a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) destacou a importância do tema, “independente de opções ideológicas ou partidárias”, pela necessidade de se consolidar no país “um sistema de defesa ágil e moderno”.

Para a deputada, nos últimos 10 anos o governo tem dado mais atenção ao setor e vem priorizando seu aparelhamento. O próximo passo, acrescenta a parlamentar, é fortalecer a indústria nacional de defesa. Para tanto, a parlamentar já apresentou duas propostas na Casa.

A primeira é um projeto de lei que garante que o capital intelectual dessas empresas possa servir de garantia para acesso aos financiamentos públicos e privados, que incentivarão o desenvolvimento científico e tecnológico destas indústrias.

A outra é uma emenda ao Código de Mineração, que está tramitando na Câmara, que prevê que parte excedente dos royalties seja destinada aos projetos estratégicos de defesa.

“Temos potencial científico e tecnológico, competente visão empreendedora e experiente gestão empresarial, que botam nosso parque industrial em campo de concorrência no cenário internacional”, disse a deputada, que preside a Subcomissão Especial de Projetos Estratégicos das Forças Armadas, na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.

Da Redação em Brasília
Com informações da Liderança PCdoB na Câmara