Pentágono ameaça levar exército para fronteira com México

O Pentágono revelou ontem que está considerando o possível uso de tropas e equipamentos para fechar a fronteira de 3,2 mil quilômetros com o México, por onde 3 mil imigrantes, em média, entram diariamente em território americano s

"Os governos dos EUA e do México continuam a trabalhar juntos para controlar a fronteira e colaborar nesse importante assunto", afirmou o porta-voz, capitão de corveta J. D. Gordon. "A cooperação inclui assistência limitada americana a treinamento, fornecimento de equipamento e de fundos para as forças de segurança do México, de maneira que eles possam melhor responder ao nosso desafio compartilhado de proteger a fronteira."

O anúncio da disposição de Washington de envolver as Forças Armadas na vigilância da fronteira tenta amainar a fúria da extrema-direita, que usa a palavra "invasão" quando se refere à entrada de imigrantes indocumentados no país e defende o fechamento da fronteira com a ampliação do gigantesco muro que já existe separando parte dos dois Estados.

O Departamento de Defesa já fornece à Patrulha da Fronteira aviões teleguiados com câmeras que ajudam na vigilância das áreas de fronteira seca mais usadas pelos imigrantes para fazer a travessia. Mas está legalmente limitado no que pode fazer. "Patrulhamento da fronteira e policiamento não são papéis primários ou missões das Forças Armadas", esclareceu o porta-voz. Ele indicou ainda que a militarização da fronteira é uma decisão acima da autoridade do secretário da Defesa e só pode ser tomada pelo presidente.

Na quinta-feira, contudo, a Câmara dos Representantes, que já aprovou projeto de lei que criminaliza a imigração ilegal e fecha a fronteira, adotou por 252 a 171 votos um projeto de lei para permitir que o Pentágono destaque forças para ajudar as autoridades policiais policiar a fronteira por alguns meses, suprindo temporariamente o déficit de pessoal especializado do Departamento de Segurança Interna. O projeto de lei que será discutido na semana que vem pelo Senado impõe limites e criminaliza imigrantes que já estão nos EUA e destina verbas ao reforço do policiamento da fronteira e à ampliação do muro que divide os dois países.

Com agências internacionais