Abertas inscrições para o Festival Mundial de Cinema Infantil

Estão abertas até o dia 31 de maio as inscrições para o Festival Internacional de Cinema Infantil de Chicago, nos Estados Unidos. O evento acontece entre os dias 24 de outubro e 2 de novembro e aceita inscrições de longas-metragens, curtas-metragens e programas de televisão de ficção, documentário ou animação, desde que direcionados ao público infantil e finalizados a partir de 2012.

Cinema infantil de chicago

A programação é subdividida em diversas categorias, inclusive algumas exclusivas para filmes feitos por crianças e adolescentes.

O festival procura por obras direcionadas às crianças e com conteúdo pensado especialmente para este público, não apenas tendo a infância como tema. A presença de violência gratuita ou excessiva, nudez e preconceito racial, cultural, religioso ou de gênero são conteúdos que tiram a possibilidade de seleção do filme. O Festival de Cinema Infantil de Chicago conta com três corpos de jurados: além do Júri Adulto, composto por cineastas, críticos e educadores, há um Júri de Crianças e um Júri Jovem, e cada um deles julga e atribui premiações de forma independente.

O processo de inscrição pode ser realizado diretamente pelo site do evento ou pela plataforma parceira Withoutabox. Após preencher um formulário, o interessado precisa enviar por via postal um DVD do filme, com legendas ou dublado em inglês, além de duas imagens da produção em alta definição, foto e filmografia do diretor e informações de elenco, e efetuar o pagamento da taxa de inscrição.

O valor da taxa até o dia 1º de maio é de 40 dólares para filmes com menos de 40 minutos e 80 dólares para longas com duração superior a 40 minutos. Após essa data e até o prazo final, no dia 31 de maio, os valores passam a custar 60 e 100 dólares, respectivamente. Para as categorias Filmes Produzidos por Crianças (idade de 6 a 14) e Filmes Produzidos por Adolescentes (15 a 18 anos), a organização isenta o proponente do pagamento de taxa. Para informações detalhadas sobre o processo de inscrição, confira o regulamento.

O Festival Internacional de Cinema Infantil de Chicago faz parte do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais da ANCINE. Para este evento, filmes brasileiros que integrarem a Seleção Oficial podem solicitar o apoio do tipo A, que inclui confecção de cópia legendada, envio de cópia e apoio financeiro para promoção do filme. Saiba mais sobre o programa de apoio aqui.

Para mais informações, acesse o site do Festival Internacional de Cinema Infantil de Chicago.

Fonte: Ancine/MinC