Angola busca expertise brasileira em agricultura familiar 

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) recebeu, na semana passada, a visita de uma comitiva do governo de Angola. A delegação veio conhecer os programas governamentais brasileiros nas áreas de segurança alimentar e nutricional e agricultura familiar.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foi o foco da reunião. Técnicos e assessores da Conab explicaram o funcionamento, a história e os resultados do Programa, que apoia a comercialização dos produtos da agricultura familiar. Foram mostrados os benefícios sociais e econômicos alcançados em 10 anos de execução do PAA.

A missão angolana também conheceu a Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), que garante remuneração mínima aos produtores quando os preços de mercado estão muito baixos, e outras ações executadas pela Companhia, adquirindo uma visão mais ampla de experiências brasileiras que podem ser aplicadas no país africano para promover o desenvolvimento social e produtivo da população angolana.

Antes de visitar a Conab, a delegação passou pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Embrapa, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em busca de modelos bem sucedidos de atuação governamental.

No encontro, estiveram presentes diplomatas angolanos, o embaixador de Angola na Itália e também representante permanente junto à Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Florêncio Almeida, além de representantes do Ministério da Agricultura de Angola.

Da Redação em Brasília
Com informações da Conab