Governo de SP não entrega habitação para moradores do Pinheirinho

O governo do estado de São Paulo não cumpre promessa de entrega de habitação para ex-moradores da ocupação no Pinheirinho em São José dos Campos. Segundo o coordenador do Movimento Urbano Sem Terra (MUST), Vladir Martins, após a ação truculenta da polícia de desocupação no terreno em São José dos Campos, em 2012, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) prometeu que, dentro de um ano e sete meses, entregaria casas para todos os moradores remanescentes.

Pinheirinho

Vladir alegou que as obras estão previstas para começar em março. Considerado o prazo da conclusão – aproximadamente dois anos – isso representará quatro anos sem moradia própria desde a reintegração de posse, realizada de forma extremamente violenta por uma operação conjunta do governo estadual e prefeitura do município. Desde a remoção o recurso destinado ao pagamento de alugueis, conhecido como “bolsa aluguel”, não teve nenhum reajuste.

A cidade, na época, também era administrada pelos tucanos. O coordenador do MUST afirma que o movimento vai continuar pressionando o poder público. As afirmações foram feitas em reportagem realizada pela TVT, nesta quarta-feira (26), durante ato que marcou dez anos da ocupação.

A ocupação no Pinheirinho ficou conhecida em todo o país pela ação policial que deixou duas pessoas mortas, centenas feridas e desocupou 9 mil moradores, que viviam na região há sete anos. A área desocupada é um terreno que pertence ao empresário Naji Nahas.

Veja a reportagem produzida pela TVT:

 


Fonte: Rede Brasil Atual