Gustavo Petta assume mandato de deputado federal  

O atual vereador de Campinas (SP), Gustavo Petta (PCdoB-foto), é quem assume a vaga deixada pelo ex-deputado João Paulo Cunha (PT-SP), que renunciou ao mandato na última sexta-feira (7). Em seu twitter, o ex-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), avisa aos amigos, que o parabenizam, que ainda aguarda o comunicado oficial da Câmara dos Deputados para poder assumir em Brasília.  

O comunista, que é suplente da coligação PT/PCdoB/PR, se candidatou ao cargo em 2008, quando obteve 60.176 votos.

Após ser o único presidente da UNE a atuar durante dois mandatos em defesa dos direitos dos estudantes brasileiros, o então membro da direção nacional da União da juventude Socialista (UJS), Gustavo Petta, iniciou sua carreira política pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

Como secretário municipal do Esporte e depois vereador em Campinas, sua cidade natal, Petta dedicou-se a defesa do esporte como um direito do cidadão e que todos devem ter acesso. "Infelizmente a juventude é a que mais sofre pela falta de projetos de incentivo à prática de esporte e o nosso trabalho na secretaria da cidade vai ser voltado à ampliação desse acesso por meio de programas nas escolas que visam a garantir que todos tenham acesso ao esporte, imprescindível para a formação dos jovens", disse na ocasião.

Começo de tudo

Em 1997, Gustavo Petta já demonstrava seu interesse pela política quando foi eleito diretor do grêmio do colégio onde estudava. Esse foi só o primeiro passo. Depois vieram a presidência da UCES (União Campineira de Estudantes Secundaristas), a coordenação do Diretório Central dos Estudantes da PUC-Campinas e da União Estadual dos Estudantes.

Mas foi em 2003 que todo o Brasil conheceu o potencial desse jovem, ao assumir a presidência da UNE. O trabalho durante a gestão de dois anos foi reconhecido, e Petta foi o único presidente reeleito na história da entidade, onde permaneceu até 2007. A trajetória política também conta com a participação na criação do Programa Universidade para todos (ProUni) do Governo Federal.

Carta de renúncia

A carta de renúncia ao mandato de João Paulo Cunha foi lida no início da tarde desta segunda-feira (10) pelo presidente da sessão, deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE). O documento será publicado no Diário da Câmara dos Deputados e encerra qualquer possibilidade de processo de cassação do mandato do parlamentar, que foi preso na semana passada em decorrência da sua condenação na Ação penal 470.

Com a renúncia, a deputada Iara Bernardi (PT-SP), que atualmente está na Câmara como suplente, passa a ser a titular da vaga. Para o lugar da deputada será chamado Gustavo Petta. A saída de Petta da Câmara de Vereadores de Campinas irá conduzir Ronaldo de Souza, que concorreu ao cargo de vereador como professor Ronaldo (PCdoB), para a cadeira.

Da Redação em Brasília
Com agências