Ato político marca abertura do CECUT

A abertura oficial do 11º CECUT (Congresso Estadual da CUT-Bahia) foi marcada pela forte presença de líderes dos movimentos sociais e de representantes políticos, que saudaram os delegados, defenderam uma Central independente e combativa

Durante toda a manhã, mais de mil trabalhadores da capital e do interior discutiram propostas para o desenvolvimento nacional com valorização do trabalho, fim da precarização, salário mínimo, conjuntura nacional e internacional, agenda de mobilização e plano de luta. O deputado estadual Álvaro Gomes, que representou o PCdoB, fez um balanço positivo do governo Lula com uma pequena comparação com o período de FHC. Segundo o deputado, em 30 anos esta foi a primeira vez que a pobreza reduziu no Brasil e que o Governo tem conseguido gerar mais de 100 mil empregos por mês contra apenas 8 mil por mês da era FHC.
Também participaram da abertura do 11º CECUT, o secretário de Economia Solidária, Trabalho e Renda de Salvador, Domingos Leonelli (PSB), representando o prefeito João Henrique, os deputados federais Daniel Almeida (PCdoB), Nelson Pelegrino (PT) e Zezéu Ribeiro (PT), os deputados estaduais do PT Emiliano José e J. Carlos e os vereadores de Salvador Ruy Costa (PT) e Olívia Santana (PCdoB). Também estiveram presentes Marcelino Galo, presidente estadual do PT, João Dantas, representando o PSOL e o secretário municipal da Reparação, Gilmar Santiago, além de representantes da UNE, FETAG, FETRAF e da Frente Nacional da Comunicação.

Mesas Temáticas

Durante todo o dia, trabalhadores, pesquisadores e políticos discutem temas como a participação da mulher na sociedade, racismo, salário mínimo, geração de emprego e atuação dos jovens nos movimentos sociais.
Amanhã, os delegados vão escolher a direção estadual que vai comandar a Central nos próximos três anos, debater e aprovar plano de lutas. No início da tarde acontece uma confraternização de encerramento. O Congresso Estadual da CUT é o preparativo para o 9º CONCUT (Congresso Nacional da CUT), que acontece de 6 a 9 de junho, em São Paulo, onde será eleita a nova diretoria da CUT Nacional.