Fidel se reúne com presidentes e fala sobre os desafios da AL

Na tarde desta quarta-feira (29), o líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro, recebeu alguns dos presidentes que participaram da 2ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), em Havana (Cuba). Em um encontro fraternal, os chefes de Estado conversaram sobre os diversos temas tratados na reunião multilateral.

Fidel se reúne com presidentes e fala sobre os desafios da AL - Alex Castro/Cuba Debate

Daniel Ortega, presidente da Nicarágua, Evo Morales, da Bolívia, e Rafael Correa, do Equador, foram recepcionados por Fidel Castro para um amplo bate-papo de compreensão dos assuntos tratados durante a Celac. Eles concordaram sobre a necessidade de trabalhar conjuntamente para reduzir ao máximo a pobreza extrema, a fome, o analfabetismo e a desigualdade na região.

Também comentaram a importância da aplicação de programas de desenvolvimento econômico e social em benefício dos povos latino-americanos, além de sublinhar a necessidade histórica dos dirigentes políticos para a execução destes importantes objetivos.

Acompanhe aqui a cobertura completa do Vermelho sobre a Celac

Juntos, os líderes recordaram com emoção os esforços do ex-presidente venezuelano Hugo Chávez na criação da Celac. Sobre isso, eles consideraram os avanços e resultados desta última reunião do bloco como o melhor tributo à memória do líder bolivariano. Ortega, Correa e Evo expressaram o agradecimento pela hospitalidade cubana e pela exemplar organização que permitiu debates frutíferos com resultados positivos.

Segundo o site Cuba Debate, os mandatários solicitaram que o encontro com Fidel Castro fosse realizado em conjunto por conta da relação de amizade que existe entre eles.

Outros encontros bilaterais

– José Mujica, presidente do Uruguai

Também na tarde desta quarta-feira (29), o ex-presidente cubano Fidel Castro conversou com José Mujica e ambos comentaram os principais problemas que ameaçam e afetam a humanidade. Eles destacaram ainda que a realidade dos povos da América Latina é marcada por uma mudança de época, na qual os líderes políticos devem assumir a responsabilidade requerida para tempos complexos e difíceis. Fidel e Mujica pontuaram ainda a necessidade da luta pela paz, bem-estar e sobrevivência da humanidade.

Foto: Alex Castro/Cuba Debate

– Enrique Peña Nieto, presidente do México

Já no início da noite, Fidel dialogou com Peña Nieto sobre assuntos relacionados com a agenda internacional. O s representantes latino-americanos destacaram a importância de lutar pelo desarme nuclear e consolidar a região como uma “zona de paz”. Da mesma forma, eles reforçaram a necessidade de reduzir a pobreza, a desigualdade e a insegurança em seus países. Ambos recordaram também os históricos laços existentes entre Cuba e México e Peña Nieto reiterou sua vontade de fortalecer as relações entre as nações irmãs.


Foto: Alex Castro/Cuba Debate

 

Théa Rodrigues, da Redação do Vermelho,
Com informações do Cuba Debate