Festival de folclore começa com desfile em Montes Claros

Nesta quarta-feira, às 17h30, a população de Montes Claros, no Norte de Minas, acompanhou o desfile de abertura do 8º Festival Internacional de Folclore, que vai movimentar a cidade até domingo, com a participaç&ati

O evento, que integra o calendário oficial do Comitê Internacional de Festivais de Folclore (Cioff), reúne companhias de danças da Hungria (Hajdu Folk Dance Ensemble), Itália (Cecília Antica) e Ilha de Páscoa/Chile (Ariki Rapa Nui), além de três conjuntos folclóricos formados por moradores de colônias européias no Brasil. Um deles é o Grupo Gil Vicente, criado por representantes da colônia portuguesa em Belo Horizonte. Os outros são o Jupem (formado por imigrantes poloneses) e Vesselka (da colônia da Ucrânia), ambos fundados no Paraná.

O folclore brasileiro será apresentado pelos grupos Caisca (Paraíba), Banzé, Zabelê e Saruê (Montes Claros), este último do curso de educação física da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Antes de chegar a Montes Claros, os grupos folclóricos mostraram a beleza do ritmo e danças em Ouro Preto e Belo Horizonte.

Em seguida foram para o Norte de Minas, onde fizeram shows gratuitos em três cidades. Semana passada, houve apresentações em Pirapora, às margens do Rio São Francisco, reunindo centenas de moradores. Sábado e domingo, as companhias de dança estiveram em outra cidade banhada pelo Velho Chico: Januária, onde se apresentaram no ginásio do Sesc.

Os integrantes dos grupos estrangeiros também passearam de barco pelo rio e visitaram um alambique. Na terça, foi a vez de Janaúba receber os conjuntos folclóricos, que se apresentaram na Praça Maurício Azevedo. Pela manhã, houve desfile na Avenida do Comércio, no Centro da cidade.

Intercâmbio

A coordenadora- geral do festival, Zezé Colares, diretora do grupo folclórico Banzé, destaca a importância da participação do público no evento, que tem como objetivo o intercâmbio cultural e a promoção da paz entre os povos. Estão programadas oficinas, para a troca de experiências entre os grupos, e durante todos os dias do evento, sempre à tarde, haverá apresentações na Arena da Cultura para estudantes de escolas públicas.

A população também terá a oportunidade de assistir a outro desfile, sábado, às 10h, e domingo, às 9h, será celebrada missa folclórica, na Matriz de Nossa Senhora e São José. Em seguida, os grupos folclóricos vão se apresentar na Praça da Matriz, como parte da programação da Feira de Artes promovida pela prefeitura.

Fonte Portal Uai