Marcha abre Fórum Social sobre crise capitalista em Porto Alegre

A edição de 2014 do Fórum Social Temático (FST) teve início nesta quinta-feira (23) com a tradicional Marcha de abertura pelas ruas da cidade de Porto Alegre (RS). O evento, organizado por centrais sindicais, movimentos e organizações sociais brasileiras, com apoio da Prefeitura da capital, será encerrado no domingo (26).

O tema deste ano é Crise Capitalista, Democracia, Justiça Social e Ambiental. O FST irá ocorrer no mesmo período em que a cidade comemora a Semana do Fórum Social Mundial. Estão previstas mais de 270 atividades, como seminários, debates e oficinas.

Para o presidente da Unegro, Edson França, é importante a ampla participação dos movimentos sociais no Fórum. "Nossa participação deve ser objetiva no intuito de fomentar e ampliar a atividade de ação do Fórum Social Temático. Ele é o contraponto a Davos e mobiliza diversos setores em prol de um desenvolvimento justo e inclusivo. E mais, fortalecer o FST significa fortalecer a luta social travada pelos movimentos e entidades brasileiras", destacou o dirigente.

Para uma das organizadoras do evento, a vereadora de Porto Alegre (PCdoB), Jussara Cony, o Fórum se converte em um momento de grande amplitude para as organizações e entidades sociais que buscam aprofundar as reflexões sobre os caminhos para o Brasil avançar, as reformas necessárias, após as conquistas de uma década de governos democráticos e progressistas.

Marcha

Centenas de participantes do Fórum Social Temático saíram em marcha pelo centro de Porto Alegre na tarde desta quinta-feira (23) após concentração no Largo Glênio Peres e na Esquina Democrática. A caminhada começou pouco depois das 16h30min, com destino à Usina do Gasômetro.

 
Marcha partiu do Largo Glênio Peres e subiu a Borges de Medeiros


Assembleia dos Movimentos

Outro destaque na programação da edição deste Fórum é a participação dos movimentos sociais através de uma Assembleia Geral que ocorrerá no sábado (25), às 14h na Usina do Gasômetro no Auditório do Mezanino.

Ideias para o Brasil avançar

Na sexta-feira (24) haverá um importante debate "Ideias para o Brasil avançar!" que será realizado pelas Fundações Maurício Grabois e Perseu Abramo, com a participação do presidente do PCdoB, Renato Rabelo, e o economista Márcio Pochmann. O evento ocorrerá na Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

Convidados

O Fórum conta ainda com a participação de autoridades como a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, que participa do debate “Gestão democrática – A educação como direito humano” e a ministra da Cultura, Marta Suplicy, que é convidada para participar do painel “Comunicação compartilhada – Rede dos pontos de cultura”, no Acampamento da Juventude.

O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), e o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, participam da mesa “Contra o capital, democracia real”, na Assembleia Legislativa na sexta-feira (24).

O ambientalismo e a sustentabilidade entram em pauta no painel “Cidades justas e sustentáveis”, que ocorrerá no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no sábado (25).

Também no sábado, a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campelo, é uma das convidadas do debate “Eficácia do Programa Bolsa-Família: muito além da transferência de renda”, programado para ocorrer na Usina do Gasômetro.

As atividades são desenvolvidas em vários locais como na Usina do Gasômetro, Parque Harmonia, Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Largo Zumbi dos Palmares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Assembleia Legislativa, Memorial do Rio Grande do Sul e Casa de Cultura Mario Quintana.

Organização

O comitê é formado por representantes de Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais (Abong), Ação Educativa, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Força Sindical, União Brasileira de Mulheres (UBM) e União Geral dos Trabalhadores (UGT).

Para saber mais sobre o Fórum Social Temático, incluindo programação e orientações para participação, acesse o site do FST. Programação completa aqui.

Da Redação