Opinião: Os comunistas e a democracia

A burguesia gostaria de liquidar muitas das instituições democráticas e os direitos sociais dos trabalhadores. Restringir ou liquidar a vida dos partidos comunistas em todos os paises do mundo sempre esteve nos seus objetivos. Mas torna-se cada vez mai

Nas condições do aprofundamento da crise mundial do capitalismo e do aumento da agressividade e do anti-democratismo da burguesia neoliberal em escala mundial, camadas cada vez mais amplas da classe operária, do campesinato, dos intelectuais e das amplas massas trabalhadoras tomam consciência na necessidade da luta ativa contra o imperialismo e pela verdadeira democracia e por um regime social novo. O socialismo.


 


Esta luta limita a política anti-popular das classes dominantes, permite aos trabalhadores conservar e, às vezes, consolidar as conquistas democráticas e conseguir uma certa melhoria nas suas condições de trabalho e de vida.



 
A luta pela democracia contribui para a libertação das massas da influência política da ideologia burguesa e para o desenvolvimento da sua consciência e atividade política; participando da luta pela paz pela conservação e ampliação dos direitos democráticos pelo aumento do salário, etc. As grandes camadas trabalhadoras convencem-se pela sua própria experiência do caráter anti-popular dos governos burgueses e da necessidade de profundas transformações revolucionarias. Deste modo forma-se, fortalece-se e educa-se o exercito de combatentes pela libertação das massas da exploração e opressão.



 
O estabelecimento de uma verdadeira sociedade democrática é um dos importantes objetivos das massas trabalhadoras, o ideal do socialismo a luta pela ampliação e aprofundamento das transformações democráticas conduzida pelos trabalhadores no regime capitalista contribui para a aproximação deste grande objetivo.


 


O Brasil precisa de democracia! Esta foi sempre uma bandeira erguida ao longo dos oitenta e cinco anos de historia do Partido Comunista do Brasil – PCdoB. É neste contexto que lutamos pelo aperfeiçoamento democrático no sistema eleitoral brasileiro, buscado na ampliação dos princípios do pluralismo político partidário, da proporcionalidade e da igualdade de chances entre os partidos e pela ampliação da participação direta da população em torno de temas relevantes para o país.


 


 



* Francisco Batista Pantera é poeta, historiador, professor de História, Filosofia e Sociologia e Secretário Estadual de Movimentos Sociais do PCdoB.