Ex-doméstica, hoje ministra, concorre a prêmio de economia

A ministra Delaíde Miranda Arantes, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), é uma das indicadas ao Prêmio "Faz Diferença 2013", promovido pelo jornal O Globo. A votação popular, por meio da internet, será até o próximo domingo (12).

Ministra Delaíde Arantes é indicada para prêmio do jornal O Globo - O Globo

Delaíde Arantes trabalhou como doméstica para pagar os estudos. Foi advogada por 30 anos até se tornar ministra do Tribunal Superior do Trabalho. O seu papel na conquista dos direitos de mais de 7 milhões de trabalhadores domésticos foi indicado ao Prêmio Faz Diferença, do Jornal O Globo. O anúncio dos vencedores ocorrerá no dia 25 de janeiro de 2014.

O prêmio homenageia os brasileiros que contribuíram com seu trabalho e talento para mudar o país. Jornalistas de cada uma das editorias do Globo indicaram as três pessoas ou instituições que mais se destacaram nas páginas do jornal no ano passado, pela atuação em suas áreas.

Os três candidatos serão submetidos a um júri composto por votos de jornalistas do jornal O Globo, do vencedor de 2012 e da votação popular pela internet. A votação pela rede começou no dia 30 de novembro de 2013.

Entre os participantes do Prêmio, além da ministra Delaíde, estão o diplomata Roberto Azevêdo e o empresário Jorge Paulo Lemann, que concorrem à categoria Economia.

Para votar clique aqui. Ou entre no site http://fazdiferenca.oglobo.globo.com/?c=747

Perfil

Delaíde Miranda Arantes, mulher determinada, saiu da zona rural e trabalhou como doméstica para pagar os estudos. Foi advogada por 30 anos até se tornar ministra do Tribunal Superior do Trabalho. Com uma história vitoriosa de vida, Delaíde ganhou destaque por ser oriunda de uma categoria profissional que, este ano, obteve os mesmos direitos dos demais trabalhadores, após 70 anos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Esses direitos, como a fixação de jornada de trabalho e o pagamento de horas extras, foram resultado da PEC das Domésticas, aprovada pelo Congresso, após muita discussão. Por sua vez, a medida mexeu com a vida de milhões de brasileiros que ainda contam com a ajuda desses profissionais para garantir a participação mais efetiva de outros milhões de mulheres no mercado de trabalho. Delaíde é goiana de Pontalina, nascida no Dia do Trabalho, 1º de Maio de 1952. É comunista, foi filiada no Partido Comunista do Brasil (PCdoB), casada com o membro do Comitê Central, Aldo Arantes, Delaíde é mãe e avó.

Da redação,
Com agências