Dilma: o Estado brasileiro trabalha para todos os cidadãos

A presidenta Dilma participa do terceiro Natal Solidário, dos catadores e população de rua. Em 2013, a celebração ocorre durante a quarta edição da Expocatadores, evento que conta com o público de mais de 3 mil catadores, do Brasil e outros países. 

Dilma Rousseff durante Celebração de Natal dos catadores e população de rua. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A presidenta Dilma Rousseff se reuniu, nesta quinta-feira (19), em São Paulo, com o movimento dos catadores e da população em situação de rua para uma celebração de Natal. Dilma reforçou que, hoje,o governo federal reconhece as demandas de todas as parcelas da população. O encontro, segundo a presidenta, também demonstra um compromisso firme com os movimentos sociais.

“É muito importante que a presidenta tenha uma compromisso anual, que muito me honra. (…) Eu sigo a tradição inaugurada pelo presidente Lula. E esse encontro nosso é uma confraternização em que fica claro que o meu governo reconhece, considera e olha para os catadores e a população de rua como cidadãos do nosso país. É uma oportunidade também para lembrar que a origem do meu governo, do governo do presidente Lula está nas lutas sociais. E nós continuamos mantendo um compromisso firme com os movimentos sociais. Hoje, o Estado brasileiro trabalha para todos os cidadãos e cidadãs”, afirmou Dilma.

A presidenta disse que a celebração é uma oportunidade de mostrar o compromisso do governo federal com todos os brasileiros e brasileiras. "O presidente Lula iniciou uma tradição, que eu mantenho, de celebrar o Natal com os catadores e moradores de rua. É uma oportunidade para lembrar que o nosso governo tem compromisso com todos os brasileiros e brasileiras. Esse Natal com os catadores e os moradores de rua é sempre emocionante. Hoje estarei em São Paulo para mais uma dessas celebrações. Hoje, todos os moradores de rua têm direito ao Bolsa Família e acesso aos Centro POP – Centros de assistência social para a população de rua. Visitarei a Expocatadores. Imagine vocês, uma feira de catadores em pleno Anhembi, espaço privilegiado para exposições internacionais. Participo também do Prêmio Cidade Pró-Catador, de boas práticas de inclusão dos catadores. A cerimônia reafirma que o Estado brasileiro trabalha para todos, criando condições para que todos tenham direito a oportunidades”.

Movimento

“E é um Natal que não é um Natal só de alegria, mas também de reivindicações, de questões de políticas públicas voltadas tanto aos catadores como à população em situação de rua. […] É uma feira de exposição, de catadores de todo o Brasil… equipamentos para catadores, com máquinas. Ela também tem muitos seminários, voltados à questão dos catadores. Então os catadores vêm, não só para participar da feira, como também para participar das plenárias, que os temas são voltados à categoria”, afirma Eduardo Paula, representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR).

Samuel Rodrigues, representante do Movimento da População de Rua, também avalia a participação no Natal com a presidenta.

“Nossa participação no Natal com a presidenta, que nasceu com o presidente Lula, se tornou tradicional, já é uma tradição. E é um momento que a gente apresenta nossas pautas, nossas reivindicações à presidenta da República. Este ano nós vamos apresentar uma pauta com 13 pontos novamente, dizendo para ela nossos maiores anseios, as nossas maiores necessidades. […] A gente vem para a Expo, considerando que a maior fonte de renda da população de rua em todo o Brasil ainda é a catação, e são catadores desorganizados, não ligados a cooperativa, que ainda vende para atravessador, não estão ligados ao movimento. Mas também para a gente aproximar esses dois públicos. A gente precisa também trabalhar com esse catador de rua, com esse cara que ainda cata na cabeça. Considero que esse momento é um momento também importante de interagir com o movimento nacional dos catadores, […] cada vez mais valorizar o trabalho do catador. A companheirada está presente aí, das várias regiões do país.”

Durante a celebração do Natal Solidário, a presidenta Dilma entregou o prêmio Cidade Pró-Catador, que reconhece ações municipais de inclusão social e econômica de catadores de materiais recicláveis. Matilde Braz, catadora da Cooperativa Recicle Ourinhos, uma das ganhadoras, fala da satisfação em receber o prêmio.

“Estamos recebendo o prêmio hoje, tanto a prefeita municipal e a Cooperativa, pelo trabalho desenvolvido no município. Vitória! Sair do lixão foi milagre, e ganhar esse prêmio é uma vitória, a gente está muito feliz.” – Matilde deixou o lixão depois de 20 anos de trabalho. Há quatro anos ela atua na cooperativa em Ourinhos (SP).

Fonte: Blog do Planalto