Senador haitiano pede a Dilma que retire tropas de seu país

O senador haitiano, Jean Charles Moise, apresentou ao Senado brasileiro uma resolução aprovada unanimemente pelos senadores de seu país pedindo a retirada gradual das tropas da Minustah até o próximo dia 28 de março de 2014. Moise participou como convidado do 5º Congresso do PT, realizado de 12 a 14 de dezembro em Brasília.

O senador Moise foi recebido ofi‎cialmente no senado pelo líder da bancada do PT, o senador Wellington Dias, acompanhado pelo senador Rodrigo Rollemberg (PSB) e Eduardo Suplicy‎ (PT) | Foto Pedro França/Agência Senado

Durante a sessão de abertura do congresso petista, o senador entregou à presidenta Dilma Rousseff uma cópia da resolução do senado haitiano. A mandatária garantiu: “estou acompanhando, compreendo a situação, e vou trabalhar em uma solução para este problema".

Leia também:
Indefinição sobre eleição no Haiti preocupa Brasil e Uruguai
Haitianos saem às ruas para pedir renúncia de presidente
Mujica anuncia retirada de 200 soldados uruguaios do Haiti

O presidente reeleito do PT, Rui Falcão, lembrou que "a presidenta Dilma disse que não quer que o nosso governo se transforme na guarda pretoriana de um presidente que adia as eleições e não respeita a democracia".

Do Brasil, o senador seguiu em viagem para a Argentina para apresentar a mesma demanda às autoridades do governo, forças políticas, sindicais e populares do país.

Da Redação do Portal Vermelho,
Vanessa Silva