Comunistas vencem eleições em dois estados da Índia

Partido Comunista da Índia (Marxista) bate recorde após ser eleito pela sétima vez em Bengala Ocidental

Os comunistas ganharam o pleito para as assembléias locais em dois dos cinco estados da Índia onde recentemente houveram eleições e cujos resultados foram anunciados nesta sexta-feira.
No estado de Bengala Ocidental, leste, onde os comunistas predominam políticamente desde a independência do país em 1947, a aliança de esquerda registrou um recorde ao obter seu sétimo mandato. Dois terços do parlamento agora pertencem à Frente Democrática de Esquerda (FDE), sendo que o PCI (M) conquistou sozinho a maioria da casa, ocupando agora 178 vagas. A FDE ocupará no total 235 cadeiras, enquanto a oposição ficou com 59 assentos.
O PCI (M) está no poder em Bengala Ocidental — Estado indiano com pouco mais de 80 milhões de habitantes — desde sua primeira vitória nas eleições legislativas de 1977.
Kerala vermelha
Em Kerala, continuando uma curva ascendente que vem desde as eleições parlamentares de 2004, o PCI (M) levou a FDE a eleger 98 deputados, em um parlamento composto por 140 cadeiras, deixando à oposição somente 42 assentos.
O Partido do Congresso, que possuía 77 membros na última assembléia, encolheu para somente 24 cadeiras, enquanto seus aliados conquistaram apenas sete das 21 cadeiras que concorria. No atual parlamento, eles eram representados por 16 deputados.
A questão agora é decidir quem será o chefe dos ministros do Estado, cargo que pode ser ocupado por V.S. Achuthanandan ou Paloli Mohammed Kutty. O politbirô do PCI(M) se reunirá em Nova Delhi amanhã (Sábado) para decidir essa questão.