Vereador pelo PCdoB, Edvaldo Nascimento, promove Audiência Pública sobre Canal do Sertão

Na manhã da sexta-feira, 29/11, foi realizada audiência pública na Câmara de Vereadores de Delmiro Gouveia para debater o uso das águas do Canal do Sertão, convocada por iniciativa do vereador Edvaldo Nascimento (PCdoB).

Alagoas

O evento reuniu representantes dos governos federal, estadual e municipal, comunidade em geral, e do Movimento Sem Terra (MST), que ocupou as margens do canal para cobrar dos governos projetos que possibilitem a captação de água pelos assentamentos que margeiam a obra.

Edvaldo ressaltou que provocou a audiência porque sentiu a necessidade da sociedade civil e dos movimentos sociais debaterem os múltiplos usos da água do Canal do Sertão, especialmente o MST, que apresentou demandas de utilização das águas pelos assentados.

“Não adianta uma obra dessa envergadura beneficiar latifundiários e meia dúzia de pessoas. Os pequenos agricultores e as comunidades que sofrem com a falta de água é que devem ser beneficiadas por este Canal. Não debater e não cobrar dos governos é dar margem para que esta obra seja mais uma para beneficiar apenas os ricos”, enfatizou o parlamentar.

Para Débora Nunes, da Coordenação Nacional do MST, “não há de fato debate aberto com a população, há pelo contrário perspectivas de privatização do uso da água”. Débora se referiu não somente à gestão das águas, mas exemplificou a pretensão de uso da água por grandes projetos. “Um dos projetos a serem beneficiados prioritariamente é o de mineração no Agreste. A empresa de capital canadense Vale Verde terá todo suporte para extração de minérios de nosso solo. Todos sabem que para a mineração é necessária grande quantidade de água. E essa água sairá do Canal do Sertão”, afirmou a coordenadora do Movimento.

Durante a Audiência Pública, a Codevasf e o Governo do Estado de Alagoas, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos, apresentaram seus projetos. Estiveram presentes ao evento o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Napoleão Casado, o secretário de Estado da Articulação Social, Claudionor Araújo, o representante da Codevasf em Delmiro Gouveia, a superintendente do Incra em Alagoas, Lenilda Lima, o secretário municipal de Meio Ambiente, Eliseu Gomes, o representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Delmiro Gouveia, Zedequias, o representante da Secretaria de Estado da Pesca, Luís Carlos Batista, o representante da Coordenação Nacional do MST, José Roberto, e o vereador Pedro Paulo.

De Maceió, fonte: assessoria.