Flávio Dino comemora marca histórica de turistas no Brasil

O Brasil atingiu a marca anual de 6 milhões de turistas estrangeiros neste ano, segundo informação da Embratur, estatal responsável pela promoção do turismo brasileiro. O número é recorde e foi comemorado na manhã desta quinta-feira (5), no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão – Antonio Carlos Jobim.

Turismo Brasieliro - Reprodução

A turista número 6 milhões foi uma argentina, que desembarcou em voo proveniente de Buenos Aires, por volta das 10h de hoje. A advogada Nadia Panis, de 30 anos ganhou um diploma e uma viagem a Búzios, na Região dos Lagos, balneário fluminense muito visitado por argentinos.

Durante a chegada, houve uma pequena confusão. A Embratur confundiu as passageiras e começou a homenagear amiga de Nadia, Nuria Pafundi. Diante da situação inusitada, a Embratur acabou presenteando as duas com diploma e viagem a Búzios. “Somos sete amigas. Viemos ao Brasil com uma delas, que fez aniversário ontem, porque queríamos ver o Cristo Redentor. É minha primeira vez no país e vou ficar quatro dias”, disse.

A Argentina é o principal emissor de turistas para o Brasil, respondendo por cerca de 30% das pessoas que desembarcam no país. Dos 5,7 milhões de turistas internacionais que chegaram ao Brasil em 2012, 1,6 milhão eram argentinos.

“Esta é uma marca histórica, que mostra que este ciclo de eventos que o Brasil sedia traz efeitos positivos para a economia do turismo. Vamos continuar crescendo, com a Copa do Mundo no ano que vem, devemos chegar perto de 7 milhões de turistas estrangeiros. É um crescimento de 5,1 milhões para 7 milhões, em três anos, bastante expressivo, acima da média mundial”, disse o presidente da Embratur, Flávio Dino.

Segundo ele, neste ano, os turistas estrangeiros devem deixar no país cerca de US$ 6,6 bilhões (ou seja, R$ 15 bilhões). “É um volume de recursos equivalente ao da indústria de papel e celulose e da indústria automobilística”, disse Dino.

De acordo com o presidente da Embratur, o Brasil está fazendo grandes investimentos para atender a este crescimento, com ações como a concessão de aeroportos e expansão da rede hoteleira. “Precisamos continuar a aprimorar esses itens que são essenciais e investir na qualificação de pessoal, sobretudo no que se refere a outros idiomas”, afirmou.

Dino explicou que o governo continua monitorando a alta dos preços de diárias de hotéis e passagens aéreas. “Acredito que as medidas que estão sendo tomadas [de viabilização] de hospedagens alternativas e de expansão da aviação regional vão fazer com que a médio prazo tenhamos preços mais adequados.”

Fonte: Agência Brasil