Espetáculo sobre afrodescendente encanta estudantes e professores em Salvador/BA

Nem mesmo a chuva que caiu sobre Salvador, capital baiana, no sábado(6/5) conseguiu diminuir a animação de professores e estudantes da rede municipal de ensino que foram conferir na Concha Acústica do Teatro Castro Alves o espetáculo “

Cerca de 1300 alunos da 5ª a 8ª série e 200 docentes assistiram gratuitamente a performance do grupo Genrosso.

O grupo contagiou a todos com sua dança, música e encenação teatral, que conta a verídica trajetória de Charles, um jovem afrodescendente que se tornou um herói lutando contra a violência na periferia de Chicago, nos Estados Unidos. O espetáculo “Streetlight”, ou Luzes da Cidade, já foi assistido por cerca de quatro milhões de espectadores em mais de 40 países. 

“Achei massa a maneira que eles dançam. De todos os espetáculos que já assisti, este foi o que mais gostei”, afirma o estudante Jordan Santos Brito Júnior, 13 anos, da Escola Municipal Arlete Magalhães. As amigas Fabiana Reis, Fabiola Oliveira Batista e Gleidiane Santos, todas com 13 anos e cursando a 7ª série na Escola Municipal Helena Magalhães, afirmaram que gostaram das músicas e da história narrada pelo grupo.

Para a professora Rita Rosa de Souza, da Escola Municipal Ernesto Almirante Mourão, localizada no subúrbio de Paripe, através do Projeto Caminho da Arte os alunos têm a oportunidade de irem ao teatro e assim assistirem a peças diferentes, o que os proporciona uma visão crítica. Ela explica que os estudantes passam a ter uma aprendizagem fora da sala de aula. “Quando chego na escola procuro discutir sobre os temas apresentados durantes os espetáculos, assim promovo um debate entre os alunos, que poderão refletir sobre diversos assuntos relacionados à sociedade. Com certeza iremos discutir nesta semana a violência nas periferias, que foi um tema abordado pelo Genrosso como muita criatividade”, afirma.

O principal objetivo do Projeto Caminhos da Arte é levar cultura às crianças e adolescentes, elevando seus conhecimentos através de visitas mensais ao teatro, cinema e museus, relacionando estas experiências a atividades em sala de aula.

Fonte: SMEC