Oito capitais comemoram com feriado dia da Consciência Negra 

 Esta quarta-feira – 21 de novembro, Dia da Consciência Negra é feriado em oito capitais e mais de mil municípios em diversos Estados do país. A data lembra a morte de Zumbi dos Palmares e foi incluída em 2003 no calendário escolar nacional. Em Curitiba (PR), a Justiça suspendeu o feriado a pedido do comércio local.

No Paraná três cidades têm lei municipal que institui feriado: Guarapuava, Londrina e Curitiba. Na capital paranaense, o Tribunal de Justiça do Estado acatou o pedido da Associação Comercial estadual e do Sindicato da Construção Civil do Paraná e suspendeu o feriado na cidade.

A mesma situação dos curitibanos aconteceu em duas cidades de Santa Catarina. Em Florianópolis e em Joinville, comerciantes locais entraram na justiça e conseguiram suspender o feriado.

Nos Estados de Alagoas, Amapá, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, o feriado foi instituído por uma lei estadual. Não existe uma lei estadual que determine o feriado para o Dia da Consciência Negra em São Paulo. Porém, a capital e outros 102 municípios têm leis que determinam a folga no dia 20 de novembro.

Situação se repete em Goiás. Além da capital Goiânia, é feriado também em Aparecida de Goiânia, Flores de Goiás e Santa Rita do Araguaia.

Na Bahia somente as cidades baianas de Alagoinhas, Camaçari e Serrinha têm feriado no dia 20 de novembro. No Espírito Santo, hoje é feriado nas cidades de Cariacica e Guarapari.

No Maranhão e no Mato Grosso do Sul somente duas cidades comemoram a data. São elas: Pedreiras (MA) e Corumbá (MS)

Em Minas Gerais, 11 cidades mineiras comemoram a data: Além Paraíba, Betim, Coqueiral, Guarani, Ibiá, Jacutinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Santos Dumont, Sapucaí-Mirim e Uberaba. Na Paraíba somente na capital João Pessoa é feriado nesta quarta-feira.

No Tocantins apenas a cidade de Porto Nacional tem, oficialmente, feriado no Dia da Consciência Negra.

Da Redação em Brasília
Com agências