O Meio Ambiente e o 13º Congresso do PCdoB

No último sábado (16) ocorreu uma reunião da Comissão Nacional do Meio Ambiente do PCdoB com um conjunto de delegados ao 13º Congresso do partido com atuação e interesse nesta área. A reunião foi convocada pelo secretário nacional de Meio Ambiente do Partido, Aldo Arantes.

13º Congresso Reunião de Meio Ambiente

O 13º Congresso do PCdoB deu importante avanço em relação à questão ambiental ao definir, em sua Resolução Final, que a proteção do meio ambiente é “um dos elementos estruturantes do Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento”. E, em seu informe, o Presidente do Partido, Renato Rabelo, destacou o meio ambiente como “parte integrante do novo avanço civilizacional”.

Tais formulações estão fundamentadas na política de bases marxistas do Desenvolvimento Sustentável Soberano aprovado pela Conferência Nacional do Meio Ambiente do PCdoB.

Na oportunidade discutiu-se a importância que o tema ambiental terá nas próximas eleições presidenciais. Além da batalha estrutural em defesa do meio ambiente e do desenvolvimento, terá também uma dimensão conjuntural na medida em que Marina Silva tem atacado o governo Dilma acusando-o de ter sido o responsável pelo maior atraso nesta área. Daí a importância dupla que o tema assume, e que exige a atenção dos comunistas, de olho na defesa do meio ambiente e também da candidatura de Dilma Rousseff à reeleição.

Para armar o Partido para esta luta política e teórica definiu-se como importante tarefa o estudo e difusão da Política Ambiental do PCdoB.

Por outro lado foi discutida, também, a política organizativa da área ambiental onde se definiu a necessidade da criação de secretarias de meio ambiente ou, pelo menos, responsáveis pela área ambiental. Política que está registradfa no documento Desenvolvimento Sustentável Soberano – Política Ambiental do PCdoB (leia aqui)