Albano Nunes: Viva o 7 de Novembro!

Celebrar as heroicas jornadas de 7 de novembro de 1917 é muito mais do que exercício de memória e justa homenagem ao proletariado russo e à vanguarda bolchevique que o guiou na conquista do poder.

Por Albano Nunes, no jornal Avante!

É uma oportunidade para refletir sobre o caminho percorrido desde aqueles “dez dias que abalaram o mundo” e daí extrair ensinamentos para a luta no presente pela realização dos mesmos ideais de emancipação social e humana que agigantaram os revolucionários que se lançaram, com indescritível entusiasmo e determinação, no empreendimento inédito de construção de uma sociedade sem exploradores nem explorados

É incontestável que o novo sistema econômico e social, assente na intervenção e criatividade das massas, mostrou rapidamente a sua superioridade e se projetou entre os explorados e oprimidos de todo o mundo como um farol de esperança, concreta possibilidade de reorganizar a sociedade no interesse dos trabalhadores e estímulo poderoso à sua luta. O fascismo e a guerra de agressão à pátria de Lênin foram a reação criminosa do poder dos monopólios ao avanço impetuoso do socialismo, mas a sua derrota, com a decisiva contribuição da URSS, significou um novo salto libertador. Os anos que se seguiram à 2.ª Guerra Mundial ficaram marcados por um novo ciclo de desenvolvimento capitalista propiciado pela gigantesca destruição de forças produtivas que a guerra provocou. Mas ficaram, sobretudo, marcados pelo avanço do movimento operário nos países capitalistas, pelas poderosas lutas de libertação nacional que conduziram à derrocada dos impérios coloniais, pela extensão do campo dos países socialistas a um terço da Humanidade.

Perante as trágicas derrotas do socialismo no final do século XX e as recorrentes campanhas sobre a “morte” e a “inviabilidade” do ideal e do projeto comunista, e mesmo a sua criminalização, é oportuno recordar estas realidades. Porque é necessário combater as mentiras anticomunistas e o revisionismo histórico que está a alimentar o crescimento da extrema direita populista e fascizante por essa Europa fora. Por dever de solidariedade para com os comunistas que estão a ser discriminados, perseguidos e mesmo ilegalizados em vários ex-países socialistas. Porque o restabelecimento da verdade sobre as experiências históricas do socialismo, comportando embora atrasos, erros e graves deformações, é da maior importância para relançar na consciência e na vontade dos povos a atração pelo ideal e o projeto comunista.

Os êxitos do novo sistema social e a sua grande contribuição para o progresso social e a paz no mundo levaram a esquecer a prevenção de Lênin de que seriam necessárias várias tentativas para alcançar a vitória definitiva sobre o capitalismo, e no movimento comunista à generalização da ideia da irreversibilidade das conquistas do socialismo. O trágico desaparecimento da sociedade iniciada pela Revolução de outubro veio mostrar que o processo revolucionário mundial é mais complexo, acidentado e demorado do que foi previsto. Mas como já Marx sublinhara a propósito da Comuna de Paris, as derrotas no caminho da libertação são temporárias e comportam sempre lições para a continuação de uma luta que tem a seu favor a necessidade histórica.

É bem conhecida a afirmação de Lênin de que todas as nações chegarão ao socialismo, mas que, no quadro de leis gerais comuns, cada uma o fará à sua maneira. Na continuidade histórica da Revolução de Abril, a democracia avançada que o PCP aponta aos trabalhadores e ao povo é parte integrante e indissociável da luta pelo socialismo em Portugal.

* Albano Nunes é membro do secretariado do CC do Partido Comunista Português