Angola ressalta estabilização e oferece parcerias a Cabo Verde

Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos afirmou nesta terça-feira (5) que a paz e a reconciliação nacional se fortalecem no país africano, que comemorará no próximo dia 11 de novembro o aniversário de 38 anos de sua independência.

Angola - Africa Today

O presidente deu declarações sobre o assunto durante um almoço oferecido ao seu homólogo de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, que desde o domingo (3) cumpre uma visita de quatro dias para fortalecer a cooperação bilateral.

"A economia nacional mantém-se com elevadas taxas de crescimento e, portanto, somos um país em paz, estável e com um imenso potencial para cooperar e unir seus laços com o mundo", disse Santos.

A respeito de Cabo Verde, o dirigente anfitrião assinalou que o arquipélago une três continentes banhados pelo Oceano Atlântico, e que a amabilidade e vitalidade de seu povo o convertem em ponto de atração privilegiado para o turismo e a cooperação internacional.

Por sua localização, na interseção das rotas marítimas e aéreas entre Europa, África e as Américas, Cabo Verde assume também um papel importante e complementar nos esforços conjuntos dos Estados membros da Comissão do Golfo de Guiné, de acordo com o presidente angolano.

Em tal sentido, pontualizou, o país é importante no combate e erradicção do tráfico de drogas, armas, órgãos e pessoas, a pirataria marítima e a caça predatória.

"Você (Fonseca) pode contar com o apoio e a solidariedade da Angola nesses assuntos", concluiu o chefe de Estado angolano. A cooperação vem se fortalecendo em diversos setores do continente africano, através de organizações regionais fortalecidas e da União Africana, mas também bilateralmente.

Com Prensa Latina