Mantega: "Política de reajuste de combustíveis não está definida"

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quarta (30) que “não há metodologia definida” sobre a nova sistemática de reajuste do preço da gasolina.

Na segunda-feira (28), o diretor financeiro e de Relações com Investidores da Petrobras, Almir Barbassa, confirmou que a empresa pretende fazer mudanças na metodologia de reajustes de preços de combustíveis.

A declaração Mantega foi feita a jornalistas antes de participar, no Museu da República, da solenidade de dez anos do Programa Bolsa Família.

A presidenta da Petrobras, Graça Foster pediu, no dia 23, ao Conselho de Administração da companhia, presidido pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, para adequar os preços ao mercado. De acordo com Barbassa, a nova metodologia de reajuste, caso aprovada, focada na "previsibilidade", foi elaborada para não prejudicar as metas previstas no plano de negócios da Petrobras.

Biodiesel

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, informou nesta quarta (30) que já enviou ao Palácio do Planalto uma proposta de aumento do índice de biodiesel ao diesel. A proposta, segundo ele, está sendo analisada pelo governo.

Atualmente, o percentual é 5%. O Rio Grande do Sul é responsável por 35% a 40% da produção nacional de biodiesel, sendo que a maior parte está concentrada no norte gaúcho.


Fonte: Agência Brasil