Bangladesh: manifestação leva 100 mil às ruas

Mais de 100 mil pessoas protestaram nesta sexta-feira (25) em Daca, capital do Bangladesh, pedindo a renúncia do primeiro-ministro, em protestos que degenerou em pancadaria e vandalismo e uma pessoa morta.

A manifestação contou com cerca de 100 mil pessoas, que foram às ruas para exigir a renúncia da premiê do país, Sheikh Hasina, que defende o mandato de seu governo até as eleições, algo que uma lei anterior não estipulava.

A lei, abolida em 2011, determinava o fim do governo de Hasina a três anos das eleições e a formação de um governo provisório, com forças políticas da direita, para "supervisionar" as eleições.

A Liga Awami, partido de centro-esquerda no poder, substituiu a lei de supervisão por uma comissão eleitoral reformada.

O Partido Nacionalista de Bangladesh (BNP), de direita e na oposição, colocou como data limite o dia 24 de outubro para que a primeira-ministra voltasse atrás.

Depois dos protestos, a polícia disse que um militante de oposição morreu e que vários ficaram feridos no distrito de Cox's Bazaar, no sul de Bangladesh, depois de a Guarda de Fronteiras ter tentado dissipar o protesto de alguns militantes do BNP.

"Os guardas fronteiriços abriram fogo depois que os militantes do BNP atacaram as forças" do distrito, disse o chefe da polícia, Babul Akter. "Uma pessoa morreu e várias foram baleadas", acrescentou.

Com agências