Nova expedição ao Araguaia pode encontrar indícios de Grabois

A nova expedição da Secretaria de Direitos Humanos ao Araguaia encontrou nas escavações, nesta quarta-feira (23), dois dentes que podem ser de Maurício Grabois, líder da Guerrilha do Araguaia. Os dentes estavam no local onde teria sido enterrado Grabois, em dezembro de 1973, executado pelo Exército, mas seus restos mortais desapareceram.

A nova expedição da Secretaria de Direitos Humanos ao Araguaia acaba de encontrar nas escavações dois dentes

A equipe faz escavações em São Geraldo (PA), na reserva indígena dos Suruí, com base nas informações de nativos da região e do ex-guia Iomar Galego, que colaborou em 1996. Os índios apontaram agora o local exato da árvore. Por coincidência, o mesmo onde em 1996 peritos argentinos encontraram fragmentos de ossos humanos, até agora não identificados e que suspeitam ser de Grabois.

A equipe do GTA segue a máxima de que só os exames da arcada dentária poderão comprovar se os dentes são de Grabois. Há indícios de que o corpo está próximo ao local escavado.

Grabois chegou a Xambioá em 67 e foi morto no dia 25 de dezembro de 1973 com mais três guerrilheiros, no chamado “Chafurdo de Natal”. Seu filho, André, fora executado em 1972. Mesmo assim o ‘comandante’ continuou a liderar a guerrilha até ser capturado.

Maurício Grabois

Nasceu em Salvador, no dia 2 de outubro de 1912. Foi um político brasileiro, um dos fundadores do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e um de seus dirigentes desde a criação do partido até sua morte na Guerrilha do Araguaia, em 25 de dezembro de 1973. Foi um dos principais líderes comunistas do Brasil, junto com João Amazonas e outros camaradas.

Com informações do Correio do Brasil