Onde Che Guevara e John Lennon se encontraram?

O dia 9 de outubro marcou profundamente a história da humanidade. Nesse dia em 1967 foi assassinado covardemente pelo exército boliviano a mando da CIA (serviço de espionagem norte-americano) ao ser capturado, aos 39 anos. Che Guevara se transformaria em um dos heróis mais venerados do mundo.

Por Marcos Aurélio Ruy, da União da Juventude Socialista

John Lennon e Che Guevara - Montagem/UJS

Nesse mesmo dia nascia em 1940, nasceu na Inglaterra outro nome que se transformaria num ícone da juventude. John Lennon, líder do grupo musical que universalizou o rock e ajudou a transformar a arte no mundo. Lennon foi assassinada pro um suposto fã no dia 8 de dezembro de 1980, aos 40 anos.

Os dois cada uma seu modo viraram ídolos porque deram a via pelo que acreditavam ser o melhor para o mundo. Che manteve em sua curta vida uma índole e um caráter devotado à causa do socialismo, da liberdade, da justiça e da vida dos proletários do mundo. Forjado na luta diária dos povos latino-americanos em superar a miséria imposta a essa parte do continente americano pelo imperialismo ianque.

Para o cubano Armando Hart “Ernesto Che Guevara recebeu e enriqueceu a herança espiritual, e decidiu formar seu caráter para assumir, com os fatos e com a consagração de sua vida, o compromisso que reputou irrenunciável: o de defender com sue enorme talento, valor e virtudes o direito dos pobres de América e a aspiração bolivariana e martiniana de integração moral das pátrias latino-americanas”.

Já Lennon transformou o mundo com sua arte, a luta pela paz num momento em que a guerra imperialista predominava e na defesa dos trabalhadores e da juventude expressa em suas canções.

Segundo o jornalista norte-americano David Sheff que fez a última entrevista com o ex-beatle, Lennon e sua mulher Yoko Ono mostravam em 1980 “que existe uma outra forma de ver a vida” que não seja nos moldes capitalistas de consumo e deter coisas.

Che de armas nas mãos levou a revolução por onde passou porque acreditava nela e no socialismo como futuro da humanidade. Lennon levou sua arte para todos em defesa da paz e acreditava no socialismo como futuro da humanidade. Os dois se encontraram na crença de que a vida vale a pena e na luta dos oprimidos contra os poderosos do mundo.

Fonte: Site da UJS