Daniel Almeida é reeleito presidente estadual do PCdoB-Bahia

O deputado federal Daniel Almeida foi reeleito neste domingo (6) presidente do Comitê Estadual do PCdoB na Bahia. Durante o encerramento da Conferência Estadual do Partido também foi realizada a eleição da nova direção estadual para o mandato 2013-2015 e dos 59 delegados baianos que participarão do 13º Congresso Nacional do PCdoB, em São Paulo, entre os dias 14 e 16 de novembro.

Daniel Almeida agradeceu a oportunidade e a responsabilidade de estar à frente do Partido. “Suei muito, mas quando se tem estímulo e unidade, as coisas ficam mais leves. Sou um elemento que busca facilitar o andamento do coletivo e vocês me ajudaram nessa.” Ele declarou que o projeto político desenvolvido na Bahia deve continuar e que o PCdoB vai buscar uma presença cada vez maior nas decisões eleitorais no estado.

O dirigente destacou ainda o compromisso do Partido em eleger três deputados federais e cinco estaduais. “Nós temos competência e quadros preparados para este desafio”, finalizou Daniel.

Avançar no projeto político na Bahia

No sábado (5), durante o ato político de abertura da conferência, Daniel Almeida afirmou que o PCdoB quer avançar ainda mais no projeto político na Bahia e participar da construção da chapa do governo em 2014. Ele declarou o apoio do Partido ao governador Jaques Wagner. O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, afirmou que o Partido vai lutar pela quarta vitória do povo brasileiro, a reeleição da presidenta Dilma Rousseff.

Na ocasião, o governador Jaques Wagner declarou apoio para que o objetivo do PCdoB, de eleger três deputados federais e ampliar a bancada estadual, seja alcançado.

Para Daniel Almeida, a presença de Wagner nos fóruns deliberativos do PCdoB, há mais de 10 anos, demonstra que a parceria com o PT vai continuar. “Vamos caminhar juntos até outubro para dizer que o Brasil não vai dar um passo para trás. Esse projeto político vai permanecer.”

Fazendo um breve histórico da parceria entre PCdoB e PT, Renato Rabelo lembrou que as vitórias conquistadas desde o início do governo Lula são extremamente importantes. “Nosso camarada João Amazonas insistia que a esquerda sozinha não ganha eleições. Nós ainda não temos maioria de esquerda no Congresso. Por isso, é necessário realizar alianças mais amplas.”

Ele frisou que o PCdoB tem seu lado, rumo e campo definidos. “Em 2014, nosso Partido tem o projeto de aumentar o número de senadores, deputados federais e eleger nosso primeiro governador. Aqui na Bahia, vamos eleger três deputados federais. Com ousadia, podemos ir mais longe. Podemos ter candidatura na chapa majoritária, pois temos grandes quadros”.

Em apoio à realização do evento, estiveram presentes o presidente estadual do PT, Jonas Paulo, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) e o dirigente do PSB, Rodrigo Ita.

A conferência da Bahia mobilizou 12.208 militantes em 330 conferências municipais, quando foram escolhidos 474 delegados de 136 cidades para participar do encontro estadual. Destes, 377 participaram da Conferência Estadual, realizada neste sábado (5) e domingo (6) na capital baiana.

Informações do Vermelho-Bahia