China ressalta cooperação espacial em foro internacional

O programa espacial tripulado da China compromete-se com a cooperação internacional nas áreas de tecnologia, aplicação espacial e treinamento de astronautas, assinalou Wang Zhaoyao, diretor do programa chinês, em um seminário internacional em Beijing, que termina nesta sexta-feira (27). A China seguirá de maneira consistente o uso pacífico, a igualdade, o benefício mútuo e desenvolvimento comum na construção de sua estação espacial tripulada, que deve ser concluída por volta de 2020, informou.

Foguete da China - BizTech Report

O país cooperará com o Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior (UNOOSA, na sigla em inglês) e as agências espaciais de outras nações e regiões, disse Wang em um seminário anual sobre voos espaciais tripulados, organizado conjuntamente pela UNOOSA.

O seminário de cinco dias, que durou toda esta semana, conta com a participação de mais de 120 especialistas espaciais de mais de 20 países e regiões.

A colaboração deve ser realizada tanto em pesquisa e produção de peças individuais de equipamentos, componentes e módulos, como no desenvolvimento de subsistemas e cabines, comentou.

O alto funcionário disse que estudos conjuntos e experimentos a bordo devem ser realizados com colegas estrangeiros em ciência e medicina aeroespaciais.

A China também selecionará e treinará astronautas de outros países no "momento adequado", e esses astronautas realizarão de maneira conjunta voos espaciais com seus colegas chineses, indicou, acrescentando que intercâmbios serão realizados com outros países nesse campo.

O país compartilhará ativamente avanços tecnológicos do programa espacial tripulado com outros países, especialmente com as nações em desenvolvimento, para impulsionar o desenvolvimento comum, prometeu Wang.

A China estabeleceu sólidas relações de cooperação com a UNOOSA, a Agência Espacial Europeia e organizações espaciais de países como Rússia, França e Alemanha. Além disso, começou a dialogar e intercambiar com as organizações norte-americanas.

China e Rússia mantiveram uma ativa cooperação no treinamento de astronautas e na pesquisa de trajes espaciais extraveiculares, comentou Wang.

Os cientistas chineses também realizaram experimentos biológicos a bordo da espaçonave Shenzhou-8 em conjunto com seus colegas alemães em 2011. Por outro lado, China e França pesquisaram em conjunto as ciências da vida espacial e obtiveram resultados substanciais, disse.

A China comemorará o 10º aniversário de seu primeiro voo espacial tripulado durante o seminário. Seis astronautas chineses e estrangeiros conversarão com estudantes da Universidade Tsinghua em um fórum.

Fonte: Rádio China Internacional