Estudantes do mundo celebram Dia Internacional da Paz na China

Dia 21 de setembro, foi celebrado pela Organização das Nações Unidas, o Dia Internacional da Paz. O Dia foi instituído pela ONU em setembro de 2001 e celebrado pela primeira vez no dia 21 de setembro de 2002. Este ano, a data teve como tema "Educação para Paz."

Por José Medeiros da Silva*

Universidade de Jilin, na China

No dia 18, em uma cerimônia antecipada para celebrar esse Dia, o Secretário–Geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que "todas as meninas e meninos merecem receber educação de qualidade e aprender os valores que irão ajudá-los a crescer como cidadãos globais, em comunidades tolerantes que respeitam a diversidade".

Para Ban Ki-moon, o "Dia Internacional da Paz é um momento para reflexão; um dia para reforçar a crença na não-violência". Na cerimônia ele ainda lembrou das palavras da jovem paquistanesa, Malala Yousafzai, dizendo que "um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo."

Na China estudantes estrangeiros do curso de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Relações Internacionais Contemporâneas da Universidade de Jilin, na cidade de Changchun, noroeste do país, também comemoraram a data.

Jovens de origens tão diversos como Paquistão, Finlândia, Turquia, Camarões, Mongólia, Uzbequistão, Peru, Libéria, Monte Negro, Índia, Japão, Brasil, Coreia do Sul, África do Sul e Estados Unidos, juntaram as mão e, direto da China, mandaram sua mensagem para o mundo de que a paz entre povos e culturas já é uma realidade no cotidiano de grande parte da humanidade.

Na Universidade de Jilin, a ação foi coordenada pelo estudante brasileiro de mestrado Rafael Lima. Ele disse que primeiro convidou seus amigos de sala aula (alunos de mestrado e doutorado) e logo em seguida se reuniram para decidir sobre a atividade a ser feita. Assim, o grupo decidiu fazer um grande cartaz com a palavra PAZ (PEACE).

Alguns dos participantes trouxeram bandeiras dos seus países, ou fizeram questão de se vestir com roupas típicas, como foi o caso da estudante de Camarões.

Ao saber dessa atividade desenvolvida pelos seus alunos, o professor de "Transformação do mundo contemporâneo", o Dr. Syed Hasanat Syed Hasanat, escreveu a seguinte mensagem: "Seus esforços me fazem lembrar Neil Armstrong quando ele disse (em um contexto diferente) que 'este um pequeno passo para [um] um pessoa, mas um salto gigantesco para a humanidade´.

Seguindo o exemplo da ação na Universidade de Jilin, nos juntamos virtualmente ao grupo aqui em Beijing, escrevendo um cartaz e fotografando-o junto com os Analectos de Confúcio, um texto clássico sobre o pensamento desse chinês que é considerado um dos principais humanistas de todos os tempos.

Também motivados pelos exemplos desses estudantes estrangeiros que estudam na China, no Brasil, no estado do Rio Grande do Norte, em Cana-Brava, minha terra, motivados pelo exemplo aqui da China, jovens se reuniram para o plantio de uma muda de pau-brasil na sede do Jardim-Ciência Aziz Ab'Sáber.

O plantio da árvore foi para simbolizar a necessidade de se assegurar um meio-ambiente saudável na construção de um uma humanidade mais amiga e feliz. E um sinal de que a construção da paz exige uma ação solidária ampla, entre povos e gerações, não importa onde estejamos.

*José Medeiros da Silva é jornalista.

**Título original: Estudantes de diversos países celebram o Dia Internacional da Paz na China

Fonte: Rádio Internacional da China