Patriota critica EUA: usam pretexto de luta contra o terrorismo

O ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, disse há pouco que o combate ao terrorismo no mundo é compreensível, mas não se pode recorrer a práticas que atentem contra a privacidade dos cidadãos, sob pena de o esforço se tornar contraproducente. "Em vez de boa vontade, coloca sombras, na medida em que essas questões não são esclarecidas", advertiu o chanceler.

Patriota se referia às denúncias da prática de espionagem feita pelo governo dos Estados Unidos contra cidadãos de outros países, entre eles o Brasil. O ministro assinalou que o combate ao terrorismo deve respeitar as leis e disse esperar um avanço no debate com o governo norte-americano sobre esse assunto.

Patriota participa de audiência pública conjunta das Comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Fiscalização Financeira e Controle; de Legislação Participativa; e de Seguridade Social e Família.

Prisão de brasileiro

Sobre o caso do brasileiro David Miranda, detido por quase nove horas no aeroporto de Heathrow, em Londres, no último domingo, o ministro voltou a dizer que ainda aguarda explicações satisfatórias do governo britânico em relação ao episódio.

David é companheiro do jornalista Glenn Greenwald, do diário inglês The Guardian, que divulgou informações sobre o esquema de espionagem do governo norte-americano. Ele foi detido sob a lei antiterrorismo britânica, que permite à polícia do Reino Unido deter qualquer pessoa sem necessidade de apresentar uma causa provável.

Fonte: Agência Câmara