Conselho de Ética aprova absolvição de Vadão Gomes

O Conselho de Ética aprovou nesta quarta-feira a absolvição do deputado Vadão Gomes (PP-SP) por seu suposto envolvimento no esquema do mensalão. O pedido de absolvição recebeu nove votos a favor; um voto contra, d

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar aprovou hoje o parecer do deputado Eduardo Valverde (PT-RO) pela absolvição de Vadão Gomes (PP-SP). Foram nove votos a favor do parecer; um voto contra, do deputado Moroni Torgan (PFL-CE); e um voto em branco, do deputado Nelson Trad (PMDB-MS).

Na semana passada, o conselho havia rejeitado o parecer pela cassação, apresentado por Moroni Torgan. Valverde redigiu, então, o parecer vencedor.

Vadão Gomes é acusado de ter recebido 3,7 milhões de reais do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, operador do mensalão. A quantia teria sido repassada a Vadão nos dias 5 de julho e 16 de agosto de 2004, em um hotel em São Paulo.

Em sua defesa, Vadão alegou que nada foi comprovado contra ele. Em 5 de julho, afirmou estar em Tarumã (GO), onde possui uma fazenda, e, em 16 de agosto, disse que se encontrava em Mineiros (GO), onde tem um frigorífico.

Substitutos

O presidente do Conselho de Ética, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), anunciou os nomes de novos integrantes do órgão:
– José Eduardo Cardozo (PT-SP) substitui Angela Guadagnin (PT-SP), que pediu afastamento;
– Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ) entra no lugar de Chico Alencar (Psol-RJ), que também pediu desligamento;
– Maria do Carmo Lara (PT-MG) ocupa a vaga de Neyde Aparecida (PT-GO), que é suplente no conselho e havia substituído Angela Guadagnin durante o afastamento temporário desta última por ter "comemorado em ritmo de dança" a absolvição no processo de cassação do deputado João Magno (PT-MG), em março;
– José Otávio Germano (PP-RS) fica no lugar do deputado licenciado Lino Rossi (PP-MT).

José Janene

O presidente do conselho, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), lembrou que o deputado José Janene (PP-PR) pretende prestar depoimento no órgão. Izar espera ter a data definida em breve. "A intenção é terminar em maio esse processo", repetiu Ricardo Izar.

Janene é acusado de ter se beneficiado do chamado "valerioduto", por meio de saques feitos por seu assessor João Cláudio Genu.

Com informações da Agência Câmara