ONU nomeia novo coordenador humanitário da missão no Haiti

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou nesta segunda-feira (12) a nomeação do holandês Peter de Clercq como vice-representante especial para a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (Minustah). Ele também atuará como coordenador residente, coordenador humanitário e representante residente da ONU.

Minustah - Minustah

De Clercq substituirá o canadense Nigel Fisher, que concluiu seu mandato em julho de 2013. Atual conselheiro sênior para o representante especial do secretário-geral da ONU na Somália (Missão de Assistência das Nações Unidas na Somália, UNSOM), de Clercq trabalhou por 27 anos para o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur) desenvolvendo programas no Sudão, Zimbábue, Angola e Paquistão.

Segundo o porta-voz do secretário-geral da ONU, de Clercq “tem uma sólida experiência na gestão de processos políticos, no desenvolvimento do setor de segurança, em operações e gestão de emergências, proteção de civis e o Estado de direito, além de mobilização de assistência humanitária e de desenvolvimento”.

Em março houve também outra mudança de comando, do Major General brasileiro Fernando Rodriguez Goulart, comandante das forças da Minustah, para o Tenente-General Edson Leal Pujol. O comando das forças do Haiti é do Brasil desde o envio da missão, em 2004.

A missão está no Haiti há nove anos, com o mandato original de "estabilização e promoção da segurança" através de uma grande variedade de programas, mas são crescentes as vozes locais que pedem a sua retirada, com denúncias de violência e de demasiada influência na política do país, além de atuações problemáticas no campo do desenvolvimento (mantendo o país dependente de ajuda externa).

Com informações da ONU