Termina rebelião na Penitenciária de Itirapina em São Paulo

Terminou por volta das 8h30 desta segunda-feira (15) a rebelião na Penitenciária de Itirapina, no interior paulista. Não houve necessidade da intervenção da Tropa de Choque da Polícia Militar, ao contrário do que se divulgava. A informação foi confirmada à Agência Brasil às 9h45, pela assessoria da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) do Estado de São Paulo. A unidade, que deveria abrigar 210 pessoas, está com lotação acima da capacidade, com mais de 600 presos.

Como faz parte dos procedimentos das forças de segurança, os policiais militares realizam, agora, as revistas nas celas. Segundo a assessoria da SAP, não houve feridos no momento da rendição. Todos os 68 reféns foram liberados. A assessoria informou, ainda, que não houve danos ao patrimônio.

De acordo com informações da SAP, uma briga entre presos, iniciada no domingo (14) às 11h, provocou a morte de dois detentos. Desde então, 68 parentes são mantidos dentro da unidade.

A secretaria informou que as negociações com os detentos foram retomadas hoje às 6h e estão sendo feitas pela Administração do Sistema Prisional. Não há informações as exigências dos detentos.

Fonte: Agência Brasil