Senador vitalício de esquerda é eleito presidente da Itália

Giorgio Napolitano, de 81 anos, ex-presidente da Câmara dos Deputados e ex-ministro do Interior, foi eleito hoje o novo presidente da República italiana.

Napolitano foi eleito na quarta votação, na qual era preciso obter apenas maioria simples dos votos dos "grandes eleitores" – senadores, deputados e representantes das regiões, que são os encarregados de escolher o chefe do Estado.

Os parlamentares aplaudiram os votos para Napolitano, lidos pelo presidente da Câmara Baixa, quando eles passaram a marca de 550 votos, o mínimo exigido para que o candidato de centro-esquerda fosse eleito chefe de Estado.

Participaram da quarta votação 1.000 eleitores, dos quais 990 votaram e dez se abstiveram. Napolitano obteve, segundo a apuração oficial, 543 votos. Os votos em branco foram 347. Bossi obteve 42; o presidente do PDS (Partido Democrático da Esquerda, ex-PCI), Massimo D''Alema, 10; o político direitista Giuliano Ferrara, sete; Gianni Letta, candidato dos conservadores, seis; e os demais foram divididos entre cédulas em branco e com outros nomes.

Com agências internacionais