Osmar Junior destaca importância do plano safra para semiárido  

O deputado Osmar Júnior (PCdoB-PI) elogiou o lançamento do plano especifico para a região semiárida, que prevê investimentos de R$ 7 bilhões em crédito para a agricultura. Para ele, o reconhecimento da necessidade de um tratamento diferenciado, considerando as particularidades e limitações impostas pelo clima à atividade econômica nordestina, é um passo muito importante dado pelo Governo Federal.

“Essa política ajudará nossa agricultura a crescer”, disse o parlamentar, para quem o Plano Safra, lançado nesta quinta-feira (4) pela Presidenta Dilma Rousseff, representa a garantia de convivência do homem do campo com uma das maiores estiagens das últimas décadas .

Ela destacou as ações do programa, como a inclusão de planos de reservas de alimentos de animais, sistemas irrigáveis, aumento dos investimentos nos programas de compra direta para alimentação escolar e a suspensão da dívida dos agricultores. “Essas medidas especiais farão uma grande diferença para o Nordeste”, afirma o deputado.

Leia também: Dilma: Não descansarei enquanto não atender tudo que é possível


O Plano Safra Semiárido pretende garantir segurança produtiva, impulsionando sistemas de produção adaptados à realidade do clima da região. Será o primeiro plano safra voltado especificamente para a região do semiárido nordestino, onde vive 11,8% da população do Brasil, que é marcada pela forte presença da agricultura familiar.

A principal medida do plano é ampliar o crédito aos sertanejos e suspender as execuções das dívidas dos produtores da região até o fim de 2014. Também será concedido desconto de até 85% para a liquidação de operações de crédito contratadas até 2006 com recursos do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE) ou do Tesouro Nacional.

O plano também apresenta estímulo à construção de silos para armazenagem de alimentos para que os pecuaristas possam alimentar seus rebanhos na época da seca. Ações de reforço à oferta de assistência técnica e extensão rural também foram apresentadas. O governo federal também entregou 323 máquinas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) a 269 municípios baianos, onde foi lançado o programa.

Da Redação em Brasília
Com agências