Ato realizado hoje em BH criará o Instituto Sérgio Miranda

Acontece nesta segunda (24), em Belo Horizonte, o ato de fundação do Instituto Sérgio Miranda — ex-deputado e ex-dirigente comunista morto em 26 de novembro de 2012. Em entrevista ao Vermelho, o jornalista, Luiz Bernardes — integrante comissão responsável pela criação do instituto —, explica que o ato contará com a participação de representantes de entidades sindicais, dos movimentos populares e democráticos e pessoas que atuaram ao lado de Sérgio ao longo dos mais de 40 anos de sua militância.

Segundo ele, a iniciativa da criação de um instituto que levasse o nome de Sérgio Miranda partiu do grupo que organizou o ato em homenagem a ele em março deste ano. Na ocasião, surgiu a proposta de fundação de um espaço institucional para o debate de questões ligadas às lutas populares, anti-neoliberais e em defesa dos trabalhadores e do socialismo.

Entre os objetivos do instituto estão a preservação, a administração e a difusão do legado político e ideológico de Sérgio Miranda como humanista e militante político comunista. O documento de fundação do instituto — que deverá ser aprovado no ato desta segunda (24)— elenca ainda a “promoção, de forma ampla e unitária, do estudo, da crítica e do debate da situação atual do país e do mundo, bem como das alternativas de sua transformação de um ponto de vista anti-neoliberal, especialmente os feitos de uma ótica nacional, democrática e popular e, principalmente, do ponto de vista dos interesses fundamentais dos trabalhadores”.

A entidade deverá realizar debates, estudos, seminários e cursos de formação — promovendo “intervenções na realidade por meio de iniciativas políticas, sociais, culturais e das mais diversas naturezas, que contribuam para a construção de um caminho alternativo unitário para o país e para uma ação conjunta e unitária das forças populares e democráticas, no sentido de buscar alternativas à situação em que estamos”, ressalta o documento.

Após as discussões iniciais sobre a fundação do instituto, será apresentada a minuta do estatuto com seus objetivos, finalidades, princípios, tipos de atividades a serem desenvolvidas, estrutura e organização. Luiz afirma que na ocasião também será escolhida uma direção provisória. O Instituto Sérgio Miranda será integrado por todos aqueles que assinarem sua ata da fundação e de aprovação de seus estatutos ou que, posteriormente, venham a ele aderir. Todos serão considerados sócios efetivos do Instituto.

Serviço
Ato de fundação do Instituto Sérgio Miranda
Horário: 18 horas
Local: Auditório da Affemg (Associação dos Funcionários Fiscais em Minas Gerais)
Rua Sergipe, 893, 2º andar, Funcionários.

Da redação do Vermelho,
Mariana Viel