Sem categoria

Vídeo: com maracatu, diretoria da UNE toma posse no RJ

Uma passeata ao som de maracatu marcou a posse da nova diretoria da União Nacional dos Estudantes (UNE), nesta sexta-feira (10), na cidade do Rio de Janeiro. A cerimônia, que comemorou o aniversário da entidade, foi precedida de um ato público com a

Abordando temas específicos como o passe livre, a redução da maioridade penal e os 70 anos da UNE, a manifestação saiu do largo do Machado em direção ao terreno na Praia do Flamengo onde será erguido o novo prédio da entidade estudantil. A banda Rio Maracatu acompanhou a passeata.

 

O arquiteto Oscar Niemeyer fez um projeto para construção da sede da UNE no terreno. O espaço foi retomado recentemente epós anos de impasse judicial com um estacionamento clandestino.

 

A nova presidente da UNE é a gaúcha Lúcia Stumpf, de 25 anos, a quarta mulher a assimir o comando da entidade. Estudante de jornalismo, Lúcia é ligada à união da Juventude Socialista (UJS).

 

Lúcia diz que os atos serão uma homenagem àqueles que não puderam chegar até aqui para presentear o setentenário da entidade. ''Que outros 70 anos venham e que nunca esqueçamos os Honestinos, Nannucchis e Edsons que doaram a vida pela luta'', disse a gaúcha.

 

Neste sábado, data do aniversário da UNE e também dia do estudante, atividades culturais gratuitas vão acontecer durante todo o dia no terreno da entidade. Está programado a exibição de filems infantis e uma festa ''agostinha'', com quadrilha, barraquinhas e trios de forró.

 

Veja abaixo vídeo postado no Youtube por Heloisa Caludino que conta, através de montagem de imagens, os principais momentos da história da entidade nos seus 70 anos. O Hino composto por Vinícius de Morais para a entidade é a trilha da montagem das imagens.