Tom Jobim será homenageado na 24ª edição de prêmio

O maestro e compositor Tom Jobim será o homenageado da 24ª edição do Prêmio da Música Brasileira, que vai ocorrer na quarta-feira (12), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no centro da cidade.

Lançado em 1987 com o nome de Prêmio Sharp, o evento incentiva a descoberta de talentos e premia artistas consagrados e novos, prestando reconhecimento a cada ano a um grande nome da música nacional.

No show em homenagem a Tom Jobim, durante a cerimônia de entrega do prêmio, haverá a apresentação das cantoras Gal Costa com a música Se Todos Fossem Iguais a Você; Nana Caymmi, Por Causa de Você; Tulipa Ruiz, Garota de Ipanema; Maria Gadu, Chega de Saudade; Leny Andrade, Brigas Nunca Mais; Leila Pinheiro, Desafinado; Rosa Passos, Inútil Paisagem; Céu, Insensatez; e Mônica Salmaso, Derradeira Primavera.

Também participarão da homenagem, o cantor e compositor João Bosco, com Dindi; e os cantores portugueses Antônio Zambujo e Carminho, com Sabiá.

Outra novidade é o reencontro de integrantes da Banda Nova, criada pelo compositor em 1984 para acompanhá-lo nos shows e gravações, com a apresentação de Jaques e Paula Morelenbaum, Danilo Caymmi, Paulo Jobim, Paulo Braga e Daniel Jobim. Outro momento de destaque será a apresentação dos pianistas João Carlos Martins, Wagner Tiso, Gilson Peranzzetta, Cristóvão Bastos, João Carlos Coutinho e Leandro Braga. Juntos, eles vão tocar Eu Sei que Vou te Amar.

O músico Daniel Jobim, neto do compositor, disse que a homenagem ao compositor deveria ter vindo antes. "Finalmente, estão fazendo uma homenagem a ele, e acho que já é até tarde" comentou. Para o neto, Jobim “foi o maior da música, sem nem comparação, acho que ninguém vai chegar perto dele, nem daqui a 100 anos".

O músico lembra com carinho os momentos de convivência com o avô e o quanto aprendeu com ele. "Eu tenho ótimas recordações, porque ele sempre tocava comigo, me mostrava canções, emocionado. Eu via os shows dele desde pequeno, com Vinicius [de Moraes], e os ensaios. Via também os shows com a Banda Nova”.

O neto ainda trabalhou com Jobim. “Depois, pude tocar e trabalhar com ele nos discos e em gravações de canções de novelas. O convívio musical era muito legal e ele dava opinião. Quando ele me via tocando na televisão, me ligava emocionado e dava muita força. Foi muito bom ter convivido com ele", contou.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Prêmio da Música Brasileira terá uma versão itinerante. Dessa vez, o número de cidades subiu de seis para nove. Os eventos, com apresentação do ator Murilo Rosa, vão começar por São Luís, no dia 18, seguindo para Parauapebas (PA), 21; Marabá (PA), 23; Belém,26; São Paulo, 28; e Vitória , 30. Em julho, chega a Belo Horizonte, no dia 3; e Itabira (MG), 5; terminando a temporada no Rio de Janeiro, no dia 10.

As apresentações itinerantes têm o patrocínio da Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) do Ministério da Cultura. Os shows serão com os cantores e compositores Adriana Calcanhotto, João Bosco, Roberta Sá, Zélia Duncan e Zé Renato.

A direção musical da entrega do prêmio e das apresentações itinerantes é do músico e maestro Jaques Morelenbaum, que acompanhou Tom Jobim como um dos integrantes da Banda Nova.

Fonte: Agência Brasil